5G em todas as capitais de distrito em 2022

A Altice Portugal afirmou ter instalada a rede 5G em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas e que o ano de 2022 ficará na história das comunicações como o ano do lançamento comercial da rede 5G em Portugal.

Para a empresa, o 5G do MEO é mais um motivo para promover um País a uma só velocidade e a tecnologia como ativo ao serviço de todos os portugueses. Afirma que o 5G do MEO está disponível, desde o primeiro dia de janeiro, em todas as capitais de distrito, estando a decorrer um período de experimentação gratuita até 31 de março.

Diz que cerca de metade da população no território nacional já tem acesso ao seu 5G e que todos os tarifários MEO são compatíveis com o 5G.A

Altice Portugal acredita que «a tecnologia é um facilitador da coesão social e territorial pelo que o investimento na robustez e expansão das suas redes tem sido contínuo e constante. Dos 3 mil milhões de euros investidos, um terço foi dedicado a dotar o País de infraestruturas fixas e móveis, que hoje dão acesso a comunicações de alto débito. São 6 milhões de casas e de empresas com fibra ótica da Altice Portugal e uma rede móvel 4G com cobertura praticamente integral da população (99,7%)».

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm sido também uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território.

A Madeira atingiu, no final de 2021, os 97% de cobertura de fibra ótica. E a rede móvel assegura uma cobertura de cerca de 99,5% em 4G tanto na Ilha da Madeira como na Ilha do Porto Santo. Hoje cerca de metade da população do Funchal já pode ter acesso ao serviço 5G do MEO.

Nos Açores, a rede de fibra ótica irá alcançar, este ano, um valor superior a 97% de cobertura da população e a rede móvel 4G situa-se nos 97,33% estando previstas 20 novas estações móveis. Ponta Delgada tem acesso ao 5G desde 1 de janeiro, sendo que a nova rede móvel vai estar disponível em todas as ilhas do arquipélago até ao final deste ano.

«Estas infraestruturas são fundamentais para a adoção gradual do 5G e para tirar partido das novas oportunidades na dinamização da economia, das indústrias, dos serviços públicos, mas também na melhoria da prestação de cuidados de saúde e na educação»

A Altice Empresas está a trabalhar com um cliente numa solução de fábrica, suportada pela rede 5G, que permite aumentar a eficiência fabril. Esta solução «vem garantir uma tomada de decisão mais fácil, dando a conhecer a performance do processo produtivo, ajudando a simular novos cenários de produção com uma réplica 3D do chão de fábrica e facilitando o treino virtual dos colaboradores. Sendo o 5G uma rede mais robusta, vai permitir que toda a informação recolhida seja transmitida, processada e integrada em tempo real num gémeo digital, dotando a fábrica de uma operação verdadeiramente inteligente».

Para uma experiência indoor em ambiente de grandes eventos desportivos ou culturais, dá o exemplo da cobertura 5G MEO do Estádio do Dragão, da Cidade do Futebol, da maior sala de espetáculos do País, a Altice Arena e do Autódromo Internacional do Algarve.

«Acreditamos que o 5G é uma ferramenta para garantir a universalidade de acesso das comunicações a todos os portugueses. Por isso o 5G MEO está disponível, desde a primeira hora do ano, em todas as capitais de distrito dando início a uma nova era tecnológica. De norte a sul, no litoral e no interior e nas Ilhas da Madeira e dos Açores. Para a Altice Portugal todos contam».

Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, estima que estima que, nos próximos cinco anos, o número de subscrições 5G atinja os 4,4 mil milhões em todo o mundo, sendo metade de todas as subscrições móveis.

São os dados do Ericsson Mobility Report que refletem a importância desta nova tecnologia móvel e a forma como irá alterar o cenário nacional e mundial das telecomunicações.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×