Festival Islâmico com apresentação na Casa do Alentejo em Lisboa

casa do alentejo

A Casa do Alentejo, em Lisboa, vai ser o palco da apresentação do Festival Islâmico de Mértola 2023, no próximo dia 15 de abril, sábado, às 18h30.

Está prevista na cerimónia a presença do presidente da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé e da vice-presidente Rosinda Pimenta, do presidente da Casa do Alentejo, em Lisboa, João Manuel Rato Proença e do presidente da Entidade Regional de Turismo, Vítor Silva.

A apresentação do Festival Islâmico de Mértola na Casa do Alentejo (Rua Portas de Santo Antão, nº 58), é aberta ao público e vai incluir a atuação do grupo Cus Cus Flamenco para um pequeno concerto de antevisão à programação de concertos do Festival. Além deste apontamento musical, vai decorrer uma prova de doçaria tradicional alentejana e marroquina.

O conjunto Cus Cus Flamenco , foi criado em Granada, Espanha, em 2016, pelo cantor de origem marroquina Hamid Ajbar, licenciado pela Conservatório de Rabat como especialista em música andalusí e oriental. A sua proposta musical é baseada no conceito «duas histórias, um caminho» que propõe um encontro entre a música e a dança de duas culturas que parecem convergir no tempo e no lugar.

Cus Cus Flamenco proporciona um concerto de fusão onde a profundidade do canto flamenco se junta à estética dos poemas-cantigas da poética árabe-andalusí e à beleza e paixão da dança flamenca.

O que é o Festival Islâmico

De dois em dois anos, o Festival Islâmico de Mértola, que já vai na 12ª edição, transforma a vila de Mértola, para celebrar e dar a conhecer a cultura islâmica e os seus laços com Portugal.

Durante os dias do Festival, que este ano decorre entre 18 e 21 de maio, Mértola acolhe uma vasta comunidade islâmica do norte de África, proveniente de países como Marrocos, Argélia, Tunísia, além de Espanha e do Egipto, entre outras geografias.

O Festival Islâmico de Mértola é dos eventos mais relevantes do distrito, que tem como objetivos, além da divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly.

Com entrada livre, o Festival Islâmico de Mértola contou no ano passado com 50 mil visitantes ao longo dos 4 dias da sua duração, esperando, esta edição, receber este ano mais de 60 mil pessoas.

Em 2023 o souk regressa às vilas «velha« e «nova» de Mértola para receber os mais variados produtos como artesanato, doçaria, produtos regionais alentejanos e tecidos, provenientes de Marrocos, Tunísia, Egipto, Espanha e Alentejo. Além do mercado e do tradicional ritual árabe de regatear bons preços, o festival também conta com música e arte que complementam o encanto do mercado de rua.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×
Quantcast