Uso da Cana utilitário e lúdico

clip cacela uso da cana

O artesão Domingos Romeira Vaz, no âmbito da iniciativa «Passos Contados», passeios pedestres de interpretação da paisagem, em Maio, abordará o uso da cana, do utilitário ao lúdico, no domingo, 14 de Maio, com ponto de encontro em Santa Rita.

A iniciativa é do Clip Cacela, sediado na antiga Escola Primária de Santa Rita que nos situa sobre o que vão fazer desta vez:

«A cana, abundante junto aos cursos de água e fácil de trabalhar, tem ainda no Algarve, inúmeros usos ligados às atividades rurais. O mais conhecido é certamente para a cestaria. Nesta técnica, o entrelaçar das ripas da cana permite fazer os mais variados cestos e canastras, instrumentos de trabalho essenciais nas tarefas agrícolas, na pesca e para o armazenamento e transporte de produtos.»

«A cana é ainda utilizada no varejo e na apanha de frutos secos e da azeitona, nas hortas para sustentar o crescimento de tomates e leguminosas. Na área da construção tradicional, são conhecidos os telhados de caniço na cobertura interior da habitação. A cana foi também, ao longo dos tempos, matéria de eleição para a construção de muitos brinquedos: pífaros, apitos, reco-recos, curre-curres, espingardas, gaiolas de grilo e até a estrutura dos papagaios de papel».

«Deambulando pelos campos, transportando sempre a navalhinha no bolso, se passava junto de um canavial, das mãos da criançada podia sair o brinquedo que a necessidade ou o desejo ditasse no momento. Usos da cana para fins lúdicos que remetem para um tempo em que, nos meios rurais, “brinquedos não os havia” ou “eram poucos” e os que havia eram feitos pela criança ou familiares próximos com os materiais existentes no meio natural ou doméstico»

Ao longo de um percurso pelo campo, os responsáveis pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela», na companhia do artesão, Domingos Romeira Vaz, cujas mãos hábeis trabalham a cana desde criança, explorar os diversos usos da cana, vão fazer o acompanhamento dos participantes. e de desafiar os mais hábeis a trazer no bolso a sua navalhinha.

As inscrições são limitadas e no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, Antiga Escola Primária de Santa Rita, há um telefone e um endereço eletrónico, respetivamente 281 952600 e ciipcacela@gmail.com e custam cinco euros por participante.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×