Lídia Jorge vence prémio APE de romance e novela

lidia jorge

A escritora algarvia Lídia Jorge venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela 2022 da Associação Portuguesa de Escritores , APE, com a obra «Misericórdia», escolhida de um conjunto de 86 livros admitidos a concurso.

Esta é a segunda vez que Lídia Jorge conquista o Grande Prémio da APE. Em 2002 foi distinguida pelo romance de 2002, «O vento assobiando nas gruas».

O romance «Misericórdia», editado pela D. Quixote, foi considerado pelo júri, como «um hino à leitura, à literatura e ao poder transformador de ambas na vida do humano, mas também ao poder da literatura para levantar do chão os desvalidos do tempo e do imaginário social comum».

Na ata da fundamentação da escolha, o júri considera tratar-se de um romance de uma rara maturidade discursiva, que não deixa de «surpreender pela sua aparente simplicidade, a qual exige do leitor um certo modo de afinação ou adestramento capaz de lhe permitir captá-lo na malha da sua discreta complexidade».

O Grande Prémio de Romance e Novela 2022, da Associação Portuguesa de Escritores, instituído em 1982, conta com o apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e tem um valor pecuniário de 15.000 euros.

A atual edição do prémio contou ainda com os apoios da Câmara Municipal de Grândola, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Camões.

O júri desta 41.ª edição foi composto por José Manuel de Vasconcelos, Isabel Cristina Rodrigues, Maria de Lurdes Sampaio, Mário Avelar, Paula Mendes Coelho e Salvato Teles de Menezes.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×
Quantcast