Raul Rodriguez no Espaço Guadiana em Alcoutim

luiz rodrigues

O Espaço Guadiana, em Alcoutim, recebe no próximo dia 14 de outubro, pelas 21h00, o Concerto do grupo espanhol Raul Rodriguez 3 F Power Trio.

Raul Rodrigues é um músico e antropólogo, produtor, compositor, cantor e guitarrista e criador do «Três Flamencos», um novo instrumento desenhado e criado por si próprio, no qual fusiona a guitarra flamenca, espanhol flamenco e o três cubano, criando um novo som com influências de heranças latinas cruzadas, a qual permite interagir com músicos de outras culturas.

O músico tem uma forte ligação ao Guadiana, a Sanlúcar de Guadiana e a Alcoutim, dado que na sua infância e parte de adolescência viveu em Sanlúcar de Guadiana, tendo aqui muitos dos seus amigos, e nutrindo pelo território um carinho especial que se sentiu este ano no lançamento do seu “De Vuelta a Casa”, com imagens gravadas nas duas vilas transfronteiriças.

Licenciado em Geografia e Historia y Antropologia Cultural por la Universidade de Sevilha, a formação fortemente relacionada com o seu percurso e trabalho musical. Nele estabelece uma aliança entre a investigação AntropoMúsica criativa do cante de várias origens e as conexões profundadas entre a música flamenca e o entramado cultural das Caraíbas, a África e a Andaluzia.

Desde 1992, trabalha como músico de apoio de grandes artistas espanhóis como Kiko Veneno, Martirio (sua mãe), Javier Ruibal e Juan Perro (Santiago Auserón), para além de grandes nomes da World Music Internacional, e desenvolve projetos seus como os grupos Caraoscura (1992- 95) e Son de la Frontera (2003-2008).

Recentemente, no mês de março deste ano culminou a sua trilogia criativa de sons das Caríbas, África e Andaluzia, com a publicação do disco- livro “La Razón Elétcrica”, que completa o trabalho de investigação musical iniciado com “Razon de Son” de 2014 e continuado com a “Raiz Eléctrica” em 2017.

Raul Rodriguez sobe ao palco em Alcoutim, com o grupo 3 Power Trio, acompanhado de Juanfe Pérez, no baixo e Jimmy Gonzalez, na Bateria.

O espetáculo será antecedido pelo lançamento do novo vídeo promocional da Marca de Fronteira Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana, trabalho realizado pela Produtora Viralata (empresa de Braga e do Brasil) nos passados meses de junho e julho, e que ficciona, com recurso à animação, um conto do Livro “Águas do Meu Contar”, de Carlos Brito, intitulado “O Manton de Manila”, que se trata de uma estória de contrabando no Guadiana em época de Natal.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×