Aguas residuais regam golfe em Castro Marim

golfe

Os campos de golfe Castro Marim Golfe e Country Club e Quinta do Vale estão já a ser regados com águas residuais tratadas, embora ainda em fase de teste, 16 anos depois desse compromisso ter sido assumido, no momento da aprovação dos empreendimentos.

A conduta elevatória de encaminhamento da água tratada para os campos de golfe de Castro Marim, está integrada num sistema interceptor elevatório composto por 14 elevatórias e tem 33 Km de extensão, permitindo que esta ETAR receba efluentes de Altura, Praia Verde, Cabeço, São Bartolomeu, Junqueira, Monte Francisco e Casto Marim.

O investimento ultrapassou os sete milhões de euros, cinco para a construção da conduta e dois para a estação elevatória, e ainda contou com um importante investimento realizado pelos empreendimentos turísticos.

Estes têm consumos de água dependentes das barragens e com um volume que pode atingie o milhãode matros cúbicos. O agudizar da situação de seca, determinoum a constituição de um grupo de trabalho, por impulso da Câmara Municipal, com as Águas do Algarve e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O primeiro contrato de fornecimento de ApR – Água para Reutilização, aconteceu em julho deste ano entre a Águas do Algarve e o Castro Marim Golfe.

Para além da rega aos dois empreendimentos e com vista à eficiência hídrica, Castro Marim está também a atuar no sentido de que a água reciclada seja aproveitada para outros fins, como a rega de jardins e a agricultura.

Existem compromissos assumidos no sentido de garantir igual funcionamento para o Empreendimento de Almada D’Ouro, Corte Velho, e, no sistema litorale e para o empreendimento Verdelago.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×