Crise na edição literária no Algarve

espúria foto de família

O panorama da edição de novelas, romances, contos ou poesia está praticamente paralisado e a vida dos autores bastante complicada para poderem apresentar as suas criações, numa região onde se realizam centenas de eventos anuais de artes e espetáculos.

Foi esse mesmo o lamento apresentado pelo coletivo da Espúria, «um projeto criado por um grupo de amigos e escritores preocupados com o estado da literatura em Portugal e particularmente no Algarve», uma revista que reúne poetas, romancista e intelectuais dedicados ao trabalho das letras, sem o qual não encontram motivação para a sua realização pessoal e laboração em prol de uma atividade essencial às veias das modernas sociedades.

Naquele que foi o Quinto Encontro, a apresentação da mais recente edição da revista Espúria, foi orientada por Assunção Constantino, em representação da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, e Luís Ene e Pedro Jubilot, em representação do coletivo da Espúria.

al guitasr duo
al guitar duo

A «Espúria XX23» é um zine literário, com a fotografia do centenário farol de Vila Real de Santo António na capa, da autoria de Carlos Afonso, da «Associação Um Quarto Escuro». A sessão de apresentação intercalou a leitura das participações de cada autor na atual edição da revista com momentos musicais de música clássica, de sabor andaluz, pelo «Al Guitar Duo», integrado pelos guitarristas André Ramos e Luís Fialho.

Participam nesta edição Dário Agostinho, Luís Ene, Vitor Gil Cardeira,Rogério Cão, Sara Monteiro, Cláudia Sofia Sousa, Cláudia Tomé Silva, José Carlos Barros, Marco Macaaij, João Miguel Pereira, Jesús Gonzales Francisco, Ana P de Madureira, Pedro Jubilot, Clara Lourenço, Fernando Pessanha e Paulo Moreira, a maioria presente.

Na sessão, também teve lugar a apresentação do livro «À minha Maneira», da autoria de Luís Ene, com a chancela «Sílabas e Desafios», com 21 haikus, poemas do japão, mas escritos na língua portuguesa, com um curioso e inovador grafismo. O livro tem prefácio de Pedro Jubilot.

A ssesão contou com o apoio do município de Vila Real de Santo António.

./ josé estêvãocruz

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário X

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×
Quantcast