As algas algarvias da BioEconomia Azul

Cientista utilizando pipeta em laboratório de pesquisa.

Depois de recuperado o Laboratório Colaborativo vai ser dedicado ao setor das algas e instalado em anteriores instalações laboratoriais na CCDR ALGARVE | Agricultura e Pescas.

Depois de recuperado o Laboratório Colaborativo vai ser dedicado ao setor das algas e instalado em anteriores instalações laboratoriais na CCDR ALGARVE | Agricultura e Pescas.

Para tanto, será realizado um esforço coletivo e colaborativo de vários entidades e empresas regionais, tais como a ex-Direcção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., em articulação com área governativa da Agricultura e Alimentação.

O GreenCoLab recebeu recentemente o parecer favorável da ESTAMO – Participações Imobiliárias, S.A. à sua pretensão de revitalizar as instalações desativadas do antigo Laboratório de Apoio à Produção Animal, gerido pela ex-DRAP Algarve, situadas no Patacão – Faro.

No imediato, segundo informa a CCDR Algarve, esta solução permitirá desbloquear investimentos superiores a um milhão de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este valor será repartido entre a reabilitação do edifício e a instalação de duas unidades demonstradoras no âmbito do Pacto da BioEconomia Azul:

Uma de economia circular, com fecho do ciclo, via reaproveitamento de água e nutrientes de instalações de produção agrícola e aquícola, através de tecnologias de produção de algas;

Outra, de bio refinaria, para o processamento efetivo de biomassa de algas em ingredientes de alto valor a uma escala demonstradora, em particular de bio estimulantes para culturas agrícolas.

Paralelamente, para além de manter a vocação inicial das instalações na área do apoio à produção primária, os promotores acreditam que esta é uma oportunidade para projetar os próximos anos.

A ambição é tornar o Algarve como um dos principais polos mundiais de conhecimento do setor das algas e na criação de conhecimento e produtos de elevado valor acrescentado para aplicação nas áreas da produção agrícola, pescas; assegurar o planeamento e a gestão da política de coesão no âmbito dos programas regionais, e dos programas de cooperação territorial europeia, enquadrados nos ciclos de programação das políticas da União Europeia, tendo em vista o desenvolvimento económico, social e cultural dos territórios que constituem as respetivas circunscrições; e, apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×