Portugal nos 20+ da qualidade do ar

Segundo uma lista de análises à qualidade do ar de 134 países, Portugal está entre os primeiros 20 países do mundo. Nos últimos lugares, a partir da posição 134, surgem o Bangladeche, seguido do Paquistão, da Índia, do Tajiquistão e do Burquina Faso.

A análise diz respeito ao ano de 2023 e faz parte do 6.º Relatório Anual sobre a Qualidade do Ar no Mundo, da responsabilidade da IQAir, organização suíça de tecnologia que tem por missão capacitar pessoas, organizações e governos para melhorarem a qualidade do ar.

A IQAir utilizou dados de 30.000 estações de monitorização da qualidade do ar em 7.812 locais de 134 países, territórios e regiões. A organização, elaborou a lista tendo como principal indicador as chamadas partículas finas (PM2.5), medidas em microgramas por metro cúbico. Estão ligadas nomeadamente a motores de combustão e têm impactos significativos na saúde humana.

De acordo com o relatório, o Bangladeche tinha 79,9 microgramas por metro cúbico de média anual, mais de 15 vezes superior ao aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda como máximo cinco microgramas. Na União Europeia os níveis máximos permitidos são 25 microgramas.

No mapa dos países, numa escala de cores em que as melhores posições estão a verde, há mais de 90 com uma classificação menos boa. A Rússia (10 microgramas, na posição 94) é a primeira nação a verde, seguindo-se depois outras como a Espanha (9,9 microgramas), a França na posição 99 (9,5 microgramas), e o Reino Unido (7,7 microgramas). Portugal, na posição 118, contabiliza 6,8 microgramas. A melhor classificação vai para a Polinésia Francesa, no lugar 134, com 3,2 microgramas de partículas finas por metro cúbico.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário X

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×
Quantcast