Sociedade

MURPI pede vacinação mais célere no combate à pandemia

MURPI
A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) está a reclamar do Governo as medidas urgentes e necessárias para recuperar o atraso na vacinação contra a Covid-19, pronunciando-se ao mesmo tempo sobre o aumento das desigualdades.

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) está a reclamar do Governo as medidas urgentes e necessárias  para recuperar o atraso na vacinação contra a Covid-19, pronunciando-se ao mesmo tempo sobre  o aumento das desigualdades.

O tema foi debatido na passada quinta-feira na Assembleia Geral do MURPI realizada em Lisboa, onde foram aprovadas duas moções que dão conta das inquietações relativas à pandemia e às medidas adoptadas para a combater.

«Fomos vítimas da exploração e da miséria, sofremos as consequências da Guerra Colonial e construímos Abril», e querem impedir que sejam os reformados as principais vítimas das «nefastas consequências económicas e sociais da crise» provocada pelo surto do novo coronavírus». 

O MURPI afirma que, a pretexto da defesa da saúde dos mais vulneráveis, se acentuam as desigualdades e o isolamento no acesso a bens e serviços essenciais.

Numa nota positiva, a organização dos reformados, pensionistas e idosos, assinala o êxito no fabrico de vacinas em tempo recorde e o financiamento público disponibilizado pelos vários países, salientando que a descoberta «deve pertencer ao património da humanidade». 

Defende a importância de continuar a luta para retomar a vida associativa, interrompida pela pandemia, e a necessidade de o Estado assegurar os apoios logísticos e financeiros que permitam reabrir as associações de reformados e os equipamentos sociais de forma segura, «permitindo o convívio e o desenvolvimento das actividades culturais e lúdicas necessárias para o reforço e a coesão dos reformados, pensionistas e idosos».

Afirmam continuar a luta pela defesa das medidas inscritas no Caderno Reivindicativo para 2021, como a valorização das pensões e rendimentos, o combate à pobreza e à exclusão social, e a luta pelo direito à saúde. 

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×