Elevação a cidade e geminações celebradas em Vila Real de Santo António

Centro Culrural António Aleixo

Os trinta e quatro anos da elevação de Vila Real de Santo António à categoria de cidade decorreram hoje com uma cerimónia na Praça Marquês de Pombal, tendo por pano de fundo a Casa da Câmara, com o hastear da bandeira e uma cerimónia simbólica com alunos do concelho.

Ouviram-se o Hino Nacional e o Hino das Quatro Cidades – “O Caracol da Amizade”, tocados pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA.  O Hino das Quatro Cidades, é a música oficial do projeto “À Descoberta das Quatro Cidades” e foi acompanhado pelas vozes de duas turmas do primeiro ciclo de Monte Gordo e de Vila Nova de Cacela. Nesta data é ,também assinalada a geminação com as novas cidades do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo.

JAs cerimónias prosseguiram no Centro Cultural António Aleixo, onde crianças e os membros do executivo continuaram as celebrações deste dia, sendo apresentada uma exposição com recordações de edições anteriores do projeto educativo “À Descoberta das Quatro Cidades” e celebrado um pequeno lanche com os alunos. 

Álvaro Araújo, destacou o dia como especial e o facto de as quatro localidades permaneceram unidas «como cidades irmãs». 

As comemorações do projeto “À Descoberta das Quatro Cidades” inicialmente previstas para a cidade do Fundão, devido à Pandemia da Covid-19 os quatro municípios decidiram assinalar a data individualmente. 

“À Descoberta das Quatro Cidades” nasceu em 1994 pelo professor Joaquim Luís Gouveia é um projeto interescolar, didático e inclusivo que tem como objetivo celebrar e difundir a história, a cultura e a gastronomia das localidades abrangidas.. 

“Este projeto já cruzou gerações. Temos pais que assistem à integração dos filhos num projeto que eles próprios ajudaram a florescer. Isto é extraordinário e constitui uma grande vitória educativa”, conclui Álvaro Araújo. 

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×