Silves e outros pedem pausa nas competências descentralizadas

20220611 01 casario

A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma e outros seis autarcas de municípios do Sul pediram o adiamento do processo de transferência de competências à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e exigem desta uma intervenção mais destacada na defesa do poder local.

No seu comunicado, os presidentes das Câmaras de Silves, Alcácer do Sal e Seixal (Setúbal), Avis (Portalegre), Évora e Vidigueira (Beja) explicaram ter enviado um ofício à ANMP, , a alertar para a complexidade da transferência de competências nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social.

No mesmo documento, os autarcas indicaram que o processo de descentralização de competências do Estado para os municípios apresenta um conjunto de inconformidades e incomportáveis encargos que colocam “em causa a sustentabilidade financeira das autarquias”.

Os municípios signatários consideram urgente uma intervenção mais destacada da ANMP na defesa dos interesses do poder local democrático, da sua autonomia e capacidade realizadora, bem como do serviço público e funções sociais do Estado”, afirmam.

Os autarcas solicitaram ainda o agendamento de uma reunião com a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro para abordar um conjunto de preocupações relacionadas com este processo e procurar as melhores soluções para responder aos problemas identificados.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×