Cultura Eurocidade foz-destaques

Arte pelas ruas de Ayamonte encerra hoje

paseo por el arte ayamonte
Ayamonte tem estado, nos dias que correm deste mês de Agosto, transformada num imenso estúdio e museu de pintura, escultura e fotografia que encerrará hoje cerca da meia-noite, hora de Espanha.

É um total de 130 artistas ligados, com mais de mil obras, numa exposição ao ar livre, pelas ruas da cidade fronteiriça a Vila Real de Santo António, a magia da Caminhada pela Arte, ausente durante os dois anos, por causa da pandemia da Covid-19.

Regressaram as grinaldas de lâmpadas às suas estreitas do centro de Ayamonte. Cor, luz, a arte e cultura neste município que leva a arte nas suas idiossincrasia e é berço do grande artistas da pintura e da escultura,

Lola Martín, irmãos González Sáenz, Rafael e Joaquín, José Vázquez, o ilustrador Prudencio Navarro Pallares ou do escultor que criou o seu próprio estilo no imaginário andaluno do Século XX, Antonio León Ortega.

Esta nona edição e é organizada pelo workshop de arte La Escalera e pela câmara municipal da cidade fronteiriça, que nutre uma imensa admiração por Joaquín Sorolla, pintor que capturou como nenhum outro a luz do Sul, da Andaluzia.

A Caminhada pela Arte foi inaugurada na sexta-feira à noite no centro cultural da Casa Grande pela presidente da câmara, Natalia Santos, que, para além dos aspetos relacionados com a atividade artística, destacou o impacto económico deste evento cultural.

Este ano incorporaram também as atuações da Pulse and Pick Orchestra da Polymnia Association of Ayamonte, e um quarteto de cordas de Huelva, que colocou a nota musical nas duas noites de arte.

A última edição presencial do Paseo por el Arte contou com obras de cerca de 120 artistas, bem como a presença, segundo o Consistório Ayamontino, de mais de 28.000 visitantes.

A iniciativa surgiu do entusiasmo dos artistas que compõem o workshop de arte La Escalera, que sempre se convenceram de que é possível reunir profissionais e amadores de arte no mesmo espaço, e que Ao mesmo tempo, também quiseram reconhecer o trabalho de artistas desaparecidos. Outro dos seus objetivos sempre foi apoiar a cultura da sua cidade.

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×