foz-destaques Guadiana

Plataforma naval inovadora na Marinha

img 20220905 064858
Um navio, idealizado sob um novo conceito de operação, sem requisitos militares e não armado vai equipar a Marinha Portuguesa.

As principais funções são a monitorização ambiental, nomeadamente, no combate à poluição marítima, a fiscalização da pesca, a preservação dos recursos, o desenvolvimento do conhecimento e da investigação no âmbito hidrográfico e científico.

Cumulativamente, este navio servirá para o eventual transporte e evacuação de cidadãos, em caso de necessidade.

Todos os seus drones não possuem armamento e os sensores utilizados servem para monitorizar, vigiar e controlar os espaços marítimos sob jurisdição nacional, foi divulgado.

Visando contribuir para um “maior grau de soberania tecnológica e numa área de forte inovação, a Marinha, através do seu Centro de Experimentação Operacional, em Troia, tem efetuado ao longo dos anos a produção, testes e operação de diversos veículos não tripulados, sendo um parceiro e catalisador essencial para o desenvolvimento desta tecnologia”.

O exercício internacional REPMUS, organizado pela Marinha Portuguesa desde 2010, é um exemplo de investimento nesta área científica.

​É no contexto de inovação e experimentação, e no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi divulgado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, e lançado pela Marinha Portuguesa, o concurso para o projeto e construção de uma plataforma naval multifuncional.

Com o conceito de duplo uso, e tratando-se de um navio tecnologicamente inovador e disruptivo, “irá permitir testar soluções tecnológicas na área robotizada, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia nacional”.

A Defesa, através da Marinha e Autoridade Marítima Nacional, é responsável, entre outras missões, pelo combate à poluição marítima, pela fiscalização da pesca e das artes depredatórias, pelo salvamento marítimo e pela investigação oceanográfica. Áreas cujas capacidades ao dispor de Portugal serão potenciadas por este tipo de plataforma.

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×