Confraria do Atum celebra em Castro Marim novo Capítulo na sua atividade

atum de cebolada

São já 35 as confrarias portuguesas e espanholas que vão participar no 8º Capítulo da Confraria do Atum, a realizar em Castro Marim , no próximo dia 26 de Fevereiro, sendo as participação estimadas em 350 confrades.

O programa abre com a recepção aos participantes com pequeno almoço no Revelim de Castro Marim, a partir das 9:15 horas, seguindo-se uma cerimónia de Boas-Vindas e troca de lembranças entre as confrarias participantes e outras entidades, prosseguindo com a habitual Cerimónia Capitular, com Entronização, no mesmo local.

Estão previstos momentos culturais com Hugo Madeira e «Só Nós Dois», sendo a Oração de Sapiência proferida por Filomena Sintra, vice-presidente da câmara municipal de Castro Marim.

O almoço é na Quinta do Sobral com animação a cargo de Korin, que cantará o seu tributo à música do brasileiro Roberto Carlos, e haverá um desfile até ao edifício sede da Câmara Municipal de Castro Marim.

O papel da Confrarias em Geral

Para entende um pouco melhor das confrarias, respigamos uma peça dedicada a este novo capítulo da Confraria do Atum, por Maria Fernanda Calado, confrade da Confraria “Mesa e Território” Litoral Alentejano

«La estaremos. Um Capítulo a não perder. Um dever a cumprir, uma vez que as Confrarias devem apoiar a família Confradica. Esta troca de visitas, entre pessoas das Confrarias e Amigos, é uma forma de nos apoiar mutuamente. Ainda… um bom pretexto para promover as nossas regiões e as nossas gastronomias.

Se do interesse turístico muito se fala a nível dos poderes locais e instituições agregadas à temática em todo o País, certo é, importa olhar para o papel das Confrarias que quando focadas no essencial levam e elevam as suas regiões, não fosse a gastronomia,

As capas, as medalhas são acessórias aos quais nos habituamos, hoje significam as regiões quando chegamos ao Norte ou ao Sul com as nossas capas sabe-se logo de onde somos, as nossas insígnias significam o juramento do que procuramos fazer, deste modo facilmente identificados.

Evidentemente, como em qualquer família temos entre Confrarias assimetrias no modo de fazer e de estar, certo é, aprendemos todas umas com as outras.

Mas… a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António no Algarve é para esta nossa Confraria uma referência que não advêm só pela simples simpatia entre pessoas, é muito mais do que isso, a sua simplicidade de conduzir os seus trabalhos e a relação que cria com outras Confrarias enquadra-se no nível superior do saber estar e fazer na ação Confradica, é claro que existe sempre um rosto, mas dele hoje não vamos aqui falar.

Ainda que será um gosto passar uma jornada prazerosa e cultural em Vila Real de Santo António. Já agora só porque este espaço não se reserva exclusivamente a quem está envolvido no mundo Confradico parece-me importante salientar que estes eventos participativos entre Confrarias e Amigos são ao cargo de cada Confrade e Amigo, ou seja, são as pessoas que pagam dos seus bolsos as suas jornadas Capitulares.

Cartaz do 8º Capítulo
image 7

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×