barragem de odleite na seca
Estado da Barragem de Odeleite no final da década de 2019 - Foto de Zeca Romão
Território

A água ou a falta dela no Algarve

Amanhã, 28 de Dezembro, pelas 15 horas, no quadro de um protocolo entre a Universidade do Algarve e ALGFuturo realiza-se na Biblioteca Municipal de Tavira, um debate público sobre o abastecimento de água aos concelhos do Sotavento algarvio, sob o lema "Água e Sociedade".

Este debate “procura analisar a fundo a situação e identificar as soluções para os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim”.

A iniciativa é justificada pelos promotores pelo facto de ser “oportuno referir, que esta matéria vem sendo levantada desde há décadas sem que, contudo, se tenha definido e executado um Plano consistente“.

Outras sessões vão ser realizadas mais tarde, estando já calendarizadas, em Faro, Silves e Lagos, terminando o debate depois de apuradas as conclusões intercalares com um encontro a realizar na UALG no mês de fevereiro.

Espera-se que estas conclusões aportem um contributo para a definição de um Plano Hidrológico para o Algarve, com medidas imediatas e de médio e longo prazo.

Entretanto, a Comissão Organizadora reunirá com as entidades públicas, nomeadamente Deputados e serviços regionais.

No cerne da questão está a necessidade de garantir água para abastecer os residentes e os diversos setores da economia, pelo que se esperam medidas e soluções para a poupança de água, em particular de combate  às perdas e identificação de todas as origens de água a que se seja possível recorrer, num quadro da prevista evolução dos consumos, face à diversificação do tecido produtivo, climatologia, povoamento humano e florestal, rede de esgotos ou ETAr(s), estações de tratamento de águas residuais.

O debate em Tavira destina-se também aos Concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim.

Alqueva ainda longe da capacidade máxima

Durante a passagem da depressão Elsa e o mau tempo associado, a região do Alentejo foi aquela onde menos choveu. A albufeira da Barragem de Alqueva, a maior da Europa, está ainda a pouco mais de metade, longe da capacidade máxima de enchimento, atingida em 12 de Janeiro de 2010 com 4.150 hectómetros cúbicos

FOZ - Guadiana Digital

FOZ - Guadiana Digital

%d bloggers like this:
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield