Adiada remoção de açude na Bacia do Guadiana

20220725 01 galaxes

A remoção da barreira fluvial de Galaxes, em Alcoutim (Algarve), prevista para hoje, foi adiada para que a Associação Natureza Portugal (ANP), entidade promotora dos trabalhos, possa responder a requisitos processuais.

A ANP indicou que os trabalhos de remoção do açude fluvial, na freguesia de Vaqueiros, concelho de Alcoutim, ação apontada como pioneira em Portugal, por estar impulsionada pela sociedade civil, ficou adiada para data a confirmar”.

O motivo do adiamento prende-se com a necessidade de a ANP|WWF dar resposta atempada a requisitos processuais que surgiram na última sexta-feira.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) considerou que o açude nunca desempenhou o propósito pretendido com a sua construção, tendo-o considerado obsoleto e identificado para remoção, no sentido de melhorar as condições de habitat de diversas espécies de peixes ameaçadas de extinção.

A remoção da barreira fluvial permitirá libertar cerca de oito quilómetros do curso da ribeira de Odeleite, na bacia do Rio Guadiana.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×