Ayamonte vê o rio
foz-destaques Território

Ayamonte já vê melhor o Guadiana

Foram já inauguradas as obras de ampliação do porto de Ayamonte, cidade que compõe a Eurocidade do Guadiana e já vê melhor as cidades fronteiriças.

Em conjunto com as obras de transformação total da frente ribeirinha da cidade que será proporcionada pelo projeto em curso designado «Ayamonte vê o rio», o município espera tornar-se uma referência turística na região espanhola da Andaluzia.

O alcaide em funções, Javier Lopez, participou como anfitrião no ato inaugural, após as obras de ampliação do porto local, a meio da passada semana, ato que foi presidido pela presidente do executivo da Junta da Andaluzia, Juanma Moreno.

Este alcaide referiu que inaugurava um dos maiores investimentos em portos da Junta da Andaluzia efetuado nos últimos anos, obra que teve o início no ano de 2008“ e integra o porto na cidade e na reurbanização da avenida Mulle de Portugal.

O porto inaugurado, aberto ao rio Guadiana em conjunto com a ampliação turística ligada ao transporte marítimo de passageiros, vai apoiar 30 embarcações que funcionam naquela praça, em conjunto com as 240 existentes no porto vizinho de Punta del Moral.

Fica também a funcionar uma zona para a atividade náutico-recreativa com potencial de crescimento. O tráfego com a cidade de Vila Real de Santo António continua assegurado, apesar da existência da Ponte Internacional do Guadiana, uma vez que regista a cifra considerável de cerca de 100.000 passageiros por ano.