Beja investe
foz-destaques Território

Beja investe em Biotriturador para prevenção de risco de Incêndios

No âmbito da candidatura intermunicipal «Prevenção de risco de Incêndio destinados à Proteção de Aglomerados Populacionais», a empresa Agricortes entregou hoje um novo biotriturado-estilhaçador no viveiro municipal de Beja.

Nesta entrega estiveram presentes o Vereador Arlindo Morais e Fernando Romba da CIMBAL, que realçaram que o novo equipamento vai permitir a redução e a reutilização de «resíduos verdes resultantes de desramas, podas e desmatações, incorporando a matéria orgânica no próprio solo, o chamado biocomposto, sem necessidade de se recorrer à realização de queimas, minimizando os gases emitidos, potenciadores do efeito de estufa para a atmosfera».

Ao incorporar o biocomposto no solo, este aumenta a fertilidade e protege da acentuada mineralização da matéria orgânica por insolação, situação relevante nas condições de elevada temperatura existentes nesta região. «Será uma mais-valia na operacionalização das ações de prevenção de risco de incêndio dos espaços verdes do Município», anota câmara municipal.

O Município de Beja ficaá mais preparado para fazer face aos incêndios em meio rural. Informa ainda que investiu ainda em ´«sirenes, altifalantes, painéis informativos do risco temporal de incêndio e material informativo de sensibilização na prevenção de incêndios em meio rural».

O valor total do investimento do Município de Beja nesta candidatura é de 63.000€, sendo a taxa de comparticipação de 85%.