foz-destaques Território

Cacela Velha não é praia

praia de cacela velha
como medidas para «proteger a estabilidade do cordão dunar e da arriba de Cacela, garantir a proteção da fauna e flora desta zona da Ria Formosa e assegurar a segurança dos moradores e visitantes de Cacela Velha, o município de Vila Real de Santo António desaconselha a utilização da zona em frente a Cacela Velha para a prática balnear».

Na sequência do debate havido na Assembleia Municipal do passado dia 27 de Maio sobre os perigos que representa para os utentes o passar a vau em Cacela Velha, a câmara municipal de Vila Real de Santo António acaba de emitir um comunicado no qual considera que «apesar de muito procuradas, sobretudo no verão, as ilhas barreira, em frente à aldeia de Cacela Velha, não são uma unidade balnear e, como tal, não estão dotadas de um serviço de Assistência a Banhistas (nadadores salvadores)».

Avisa a autarquia que os visitantes que atravessam a vau (a pé), para chegarem até junto do mar, colocam em causa a sua própria segurança, principalmente quando a maré se encontra a vazar, uma vez que as correntes são fortes e puxam para o mar e destaca os esforços das equipas móveis do Instituto de Socorros a Náufragos. A vigilância não é permanente e, por essa razão, o socorro a qualquer situação de emergência pode não ser assegurado em tempo útil.

Desta forma, como medidas para «proteger a estabilidade do cordão dunar e da arriba de Cacela, garantir a proteção da fauna e flora desta zona da Ria Formosa e assegurar a segurança dos moradores e visitantes de Cacela Velha, o município de Vila Real de Santo António desaconselha a utilização da zona em frente a Cacela Velha para a prática balnear».

Alternativas

Em alternativa, o município propõe uma visita à Unidade Balnear da Praia da Fábrica , «respeitando os condicionamentos de circulação e estacionamento, e fazendo a travessia com os operadores de embarcações licenciados para o efeito».

Outra das opções aconselhadas é a praia da Manta Rota que tem associada «uma vasta área e serviços de apoio, dispõe de várias unidades balneares que oferecem todas as condições de segurança e estacionamento para os veraneantes».

A Praia da Fabrica e a Praia de Manta Rota, bem como todas as praias do município de Vila Real de Santo António, oferecem, para sua segurança, um serviço de assistência a banhistas, certificado e de acordo com a legislação em vigor, entende a autarquia que solicita a ajuda cidadã para «proteger este património, que também é seu, e garanta a sua segurança».

Sobre Cacela Velha

A história de Cacela Velha tem origens ancestrais. Foi ocupada por fenícios, romanos e árabes. Após a reconquista, ocorrida no século XIII, as marcas da presença da população moura no território continuaram a refletir-se nos hábitos, costumes e paisagens, sendo ainda hoje possível observar marcas dessa época.

A aldeia de Cacela Velha manteve-se bela e viçosa ao longo dos séculos. Continua a espreitar sobre um cordão dunar que forma as ilhas barreira. Essas ilhas compõem a Ria Formosa, um local idílico, mas frágil, que dá abrigo a uma grande diversidade de fauna, nomeadamente aves, que aí procuram um local para nidificar, bem como a um conjunto de flora que fixa e estabiliza esta estrutura geológica.

A diversidade ecológica que habita a Ria Formosa materializa-se num importante conjunto de aves aquáticas migratórias do norte da Europa e num viveiro para importantes espécies marinhas. No local, localiza-se a arriba que suporta a vila e a sua fortaleza. Informação anexa ao comunicado, autor CM-VRSA.

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×