Castro Marim conta com Centro de Dia para doentes de Alzheimer

abrunhosa inaugura centro de dia

Uma obra há muito desejada, para acolher doentes que padeçam da doença de Alzheimer ou outras demências foi hoje inaugurado em Castro Marim e teve as honras da presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Os responsáveis da autarquia passaram por um dia de muita felicidade com a inauguração deste projeto relevante na área da saúde e do apoio social. A Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita” Alzheimer e Outras Demências, da St. Casa da Misericórdia de Castro Marim, tão ansiada, tornou-se realidade aos olhos de todos que presenciaram o ato.

O novo equipamento social, segundo a autarquia, destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neuro cognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação e serviços de saúde especializados. Simultaneamente, o centro de dia terá capacidade para 20 pessoas.

É a primeira unidade deste tipo a sul do Tejo e uma das primeiras do Paí. Com um custo de cinco milhões de euros, recolheu um financiamento de mais de 80% do valor elegível.

A unidade de cuidados está incluída no Plano de Ação da ARU e do PARU, e obteve apoio do programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em milhão e meio de euros, somados ao milhão de euros de apoio do Município de Castro Marim. O restante montante foi assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×