Destaque Território

Festival do Caracol será com comida-para-fora

Afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar também os produtos locais e tradicionais, bem como a cozinha e a cultura mediterrânicas, continuam a ser as diretrizes que movem a realização do Festival Internacional do Caracol.

A câmara municipal de Castro Marim anunciou que, em virtude da crise de saúde provocada pela Covi-19, o habitual Festival Internacional do Caracol será a partir de casa, tendo como sloganFaça como o caracol, festeje a partir de casa!”.

A ideia da iniciativa é minimizar o impacto económico provocado pelas medidas de combate ao covid-19, envolvendo todos os comerciantes do concelho que quiserem aderir em regime de take-away e, simultaneamente, dar continuidade à política cultural que o município afirma que tem desenvolvido ao longo do tempo, tomando os seus eventos como cartões-de-visita do território.

O Festival, estende-se por dois meses e nele estão previstos encontros e debates online entre os comerciantes, os quais vão ser transmitidos pelo Município de Castro Marim. Nesses debates vão ser trocadas ideias e receitas do petisco.

Para além do estímulo ao pequeno comércioe restauração, o Festival vai estar aliado à promoção do sal de Castro Marim, um dos ingredientes chave na confeção dos caracóis.

A componente internacional será introduzida com a partilha de receitas marroquinas, francesas e espanholas, nacionalidades que todos os anos marcavam presença no evento, mas serão também partilhadas as tradicionais receitas portuguesas, com alguns “segredos” da cozinha do território.

Na rede global vão também aparecer showcookings e momentos culturais, de música, dança e outras performances, à semelhança do que aconteceria no evento, habitualmente realizado na Colina do Revelim de St. António, na sede do concelho. O primeiro será com o chef Abílio Guerreiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, em data a anunciar.

Afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar também os produtos locais e tradicionais, bem como a cozinha e a cultura mediterrânicas, continuam a ser as diretrizes que movem a realização do Festival Internacional do Caracol.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub.

Breves – País

Recolha de dados da iris suspensa

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ordenou a suspensão, no território nacional, da recolha de dados biométricos da íris, dos olhos e do rosto realizada pela Worldcoin Foundation. A CNPD quer salvaguardar o direito fundamental à proteção de dados pessoais, em especial dos menores, segundo anunciou, tendo ordenado à empresa responsável pelo tratamento […]

0 comments

Passos Contados – Passeios Pedestres

Passeios pedestres de interpretação da paisagem, 17ª Edição, Cacela 2024, anuncia o CIIP, notando que estão de volta os Passos Contados, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António. Nesta 17ª edição, seis passeios temáticos distribuídos entre Abril e Outubro, propõem novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens […]

0 comments

António Costa escolheu tapeçaria algarvia para a ONU

Quatro anos depois de ter sido uma das artistas portuguesas escolhidas para expor na residência oficial do primeiro-ministro, o trabalho da designer Vanessa Barragão, de 31 anos, chega às Nações Unidas pela mão da António Costa, o chefe do Executivo demissionário, informa a Jornal de Noticias. «Este convite surgiu por parte do primeiro-ministro para fazer […]

0 comments

Breves – Exterior

Isenções em pequenas explorações agrícolas na UE

A Comissão Europeia, em véspera das eleições para o Parlamento Europeu, está a tentar tomar medidas para aliviar a carga burocrática dos agricultores, especialmente em face de condições climáticas imprevisíveis. Desta forma, propõe, para as pequenas explorações agrícolas com menos de dez hectares, o ser isentas dos controles e sanções ligados aos requisitos de condicionalidade […]

0 comments
Várias moedas Bitcoin, criptomoeda digital.

O Reino Unido pondera o uso de uma moeda digital

A era digital tem trazido inúmeras inovações para o setor financeiro, e uma das mais discutidas atualmente é a potencial implementação de uma moeda digital pelo Banco da Inglaterra. Esta iniciativa poderia transformar a economia do Reino Unido, oferecendo uma alternativa moderna à moeda tradicional.

0 comments

Ovnis são objetos comuns mal identificados

Um novo relatório do Pentágono, E.U.A. sobre fenómenos aéreos anómalos ou não identificados, UAP, na sigla em inglês, com base em investigações realizadas pelo Governo dos Estados Unidos desde o fim da segunda Guerra Mundial não encontraram provas de tecnologia extraterrestre. O relatório conclui também que a maioria dos casos de avistamento de UAP eram, […]

0 comments
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com