Centro de Exposições de Ayamonte servirá também a Eurocidade do Guadiana

centro de exposições de ayamonte

Com a participação da ministra María Jesús Montero que apoiou com sua presença no evento foi inaugurado, ao fim da tarde do dia 10 de Novembro o Centro de Exposições e Congressos de Ayamonte (CECA), quase vinte anos após o anúncio de sua construção.

A presidente da autarquia espanhola, Natália Santos deposita grandes esperanças nesta infraestrutura «uma vez que o CECA se tornará o novo motor econômico da cidade e uma grande referência para nossa província e para a região do vizinho Algarve português“.

Santos dedicou uma saudação muito especial e a sua gratidão à atual presidente do Conselho Provincial, María Eugenia Limón, e a quem o precedeu no cargo, Ignacio Caraballo, «pelo compromisso constante e firme apoio para que finalmente hoje este CECA veja a luz e por contribuir com extraordinária generosidade para a difícil tarefa de enfrentar a fase final das obras para o equipamento do recinto, que tem sido necessário atualizar dado o tempo decorrido desde o fim das obras deste prédio que dormiu muito do que ele acorda hoje».

Por sua vez, a ministra expressou sua gratidão pelo convite para participar da implementação desta nova infraestrutura que sediará eventos de diversos tipos que servirão para ativar a economia da área e criar novos lotes de emprego e que farão de Ayamonte «uma cidade mais competitiva com novas oportunidades de desenvolvimento».

O CECA conta com modernas salas de conferência, além de instalações de apoio e serviços para os visitantes. Entre os espaços mais significativos estão o Auditório Principal, com capacidade para 1000 pessoas, com recursos físicos e tecnológicos de ponta que permitem a realização de qualquer tipo de evento; uma sala com capacidade para 400 pessoas; a Sala Litoral, com capacidade para 150 pessoas; seis salas de congresso, com capacidade para 20 pessoas por sala (total de 120 pessoas); quatro escritórios técnicos para organização; sala de reuniões para 50 pessoas; salão de exposições multiuso, com um total de 900 m2 e uma Praça Coberta Multiuso, também de 900 m2.

O novo prédio teve dois dias abertos para informar o público sobre as modernas instalações, que puderam ser visitadas ontem e hoje.

O novo centro de congressos ayamontino sediará nos dias 16 e 17 a celebração do Seminário de Lançamento do Programa Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e, no dia 18 de novembro, a cerimônia de entrega das Medalhas da Província, do Conselho Provincial de Huelva, um dos quais foi concedida à Associação de Irmandades e Irmandades da Semana Santa em Ayamonte.

eurocidade presidentes
Os presidentes: Natália Santos, Ayamonte,, Francisco Amaral, Castro Marim, e Álvaro Araújo, Vila Real de Santo António, das autarquias que constituem a Eurocidade do Guadiana, no acto da inauguração.