Cultura foz-destaques

Cerâmica e renda de bilros em Lagoa

Renda de Bilros

A Escola de Artes de Lagoa – Mestre Fernando Rodrigues, que é referência no concelho e no Algarve pelo trabalho que vem desenvolvendo junto dos diferentes públicos na área das Artes Plásticas e Decorativas, pretende alargar a sua oferta formativa com novas oficinas, dirigidas ao público em geral.

Fazem parte desta recente oferta a Oficina de Olaria e Cerâmica, dando continuidade ao desejo de mestre Fernando Rodrigues em perpetuar esta tradição, e uma Oficina de Renda de Bilros, arte que também era praticada na região do Algarve e em vias de desaparecer.

As oficinas são concebidas e orientadas para o público em geral, permitindo viver a experiencia artística. Seguindo um plano regular de formação, as pessoas podem praticar diferentes técnicas e o uso de diferentes materiais, passando por todas as fases desde a criação da peça até à sua finalização.

Oficina de Renda de Bilros

A renda de bilros é uma arte tradicional com forte ligação às regiões de Peniche e Vila do Conde, mas também é praticada no Algarve, apesar de ser uma arte que tem vindo a desaparecer da região. Hoje em dia, é uma arte versátil e adaptada a todas as faixas etárias, que permite criar os tradicionais naperons, mas também outra diversidade de trabalhos como quadros, aplicações, marcadores de livros, bijuteria, peças decorativas e muito mais.

pub.

Autárquicos

Classificação

Classificação

X