foz-destaques Território

Confraria do Atum celebra em Castro Marim novo Capítulo na sua atividade

atum de cebolada
São já 35 as confrarias portuguesas e espanholas que vão participar no 8º Capítulo da Confraria do Atum, a realizar em Castro Marim , no próximo dia 26 de Fevereiro, sendo as participação estimadas em 350 confrades.

O programa abre com a recepção aos participantes com pequeno almoço no Revelim de Castro Marim, a partir das 9:15 horas, seguindo-se uma cerimónia de Boas-Vindas e troca de lembranças entre as confrarias participantes e outras entidades, prosseguindo com a habitual Cerimónia Capitular, com Entronização, no mesmo local.

Estão previstos momentos culturais com Hugo Madeira e «Só Nós Dois», sendo a Oração de Sapiência proferida por Filomena Sintra, vice-presidente da câmara municipal de Castro Marim.

O almoço é na Quinta do Sobral com animação a cargo de Korin, que cantará o seu tributo à música do brasileiro Roberto Carlos, e haverá um desfile até ao edifício sede da Câmara Municipal de Castro Marim.

O papel da Confrarias em Geral

Para entende um pouco melhor das confrarias, respigamos uma peça dedicada a este novo capítulo da Confraria do Atum, por Maria Fernanda Calado, confrade da Confraria “Mesa e Território” Litoral Alentejano

«La estaremos. Um Capítulo a não perder. Um dever a cumprir, uma vez que as Confrarias devem apoiar a família Confradica. Esta troca de visitas, entre pessoas das Confrarias e Amigos, é uma forma de nos apoiar mutuamente. Ainda… um bom pretexto para promover as nossas regiões e as nossas gastronomias.

Se do interesse turístico muito se fala a nível dos poderes locais e instituições agregadas à temática em todo o País, certo é, importa olhar para o papel das Confrarias que quando focadas no essencial levam e elevam as suas regiões, não fosse a gastronomia,

As capas, as medalhas são acessórias aos quais nos habituamos, hoje significam as regiões quando chegamos ao Norte ou ao Sul com as nossas capas sabe-se logo de onde somos, as nossas insígnias significam o juramento do que procuramos fazer, deste modo facilmente identificados.

Evidentemente, como em qualquer família temos entre Confrarias assimetrias no modo de fazer e de estar, certo é, aprendemos todas umas com as outras.

Mas… a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António no Algarve é para esta nossa Confraria uma referência que não advêm só pela simples simpatia entre pessoas, é muito mais do que isso, a sua simplicidade de conduzir os seus trabalhos e a relação que cria com outras Confrarias enquadra-se no nível superior do saber estar e fazer na ação Confradica, é claro que existe sempre um rosto, mas dele hoje não vamos aqui falar.

Ainda que será um gosto passar uma jornada prazerosa e cultural em Vila Real de Santo António. Já agora só porque este espaço não se reserva exclusivamente a quem está envolvido no mundo Confradico parece-me importante salientar que estes eventos participativos entre Confrarias e Amigos são ao cargo de cada Confrade e Amigo, ou seja, são as pessoas que pagam dos seus bolsos as suas jornadas Capitulares.

Cartaz do 8º Capítulo
image 7

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×