Algarve foz-destaques

Consulta sobre a Praia do Vau acaba em Agosto

20220801 01 praia do vau apa
20220801 01 praia do vau apa
A consulta sobre o impacto ambiental do projeto de «Migração Sedimentar para a Praia do Vau», da Agência Portuguesa do Ambiente prossegue até ao final do mês em curso.

Trata-se de um projeto de execução em análise que prevê a alimentação artificial da praia ao longo de um troço com uma frente de mar de 1 350 m, constituídos pelas praias dos Três Castelos, Amado e Careanos, com as areias acumuladas na praia da Rocha ao longo das últimas décadas.

A APA pretende reverter o circuito de circulação sedimentar, «promovendo a migração sedimentar desde o final do circuito (a zona de acumulação da praia da Rocha) para o seu local original, onde a erosão das arribas causa maior risco para os utentes das praias (o troço contido entre a praia do Vau e a praia dos Três Castelos)».

Esta intervenção, no entender da agência deve ser entendida como «medida de proteção costeira, na medida em que a areia a depositar nas praias suportadas por arribas permitirá alimentar a célula natural de circulação sedimentar poente, atenuando significativa e temporariamente a erosão das arribas nas praias dos Careanos, Amado e Três Castelos».

O processo pode ser consultado no Portal Participa

Etiquetas

FOZ - Guadiana Digital