Territórios transfronteiriços do Baixo Guadiana 
Algarve foz-destaques

Contrato com a ESSE continua em vigor

parquímetros
Embora o município de Vila Real de Santo António tenha tomado a decisão de dar por concluído o contrato com a ESSE, o fim do estacionamento tarifado continua condicionado por uma providência cautelar daquela empresa, que corre os seus trâmites no Tribunal de Loulé, e continua em vigor a obrigação de utilizar os parquímetros para estacionar, sob pena de incumprimento.

O município, na qualidade de requerido, apresentou oposição ao decretamento da providência cautelar e remeteu aos autos, no dia 28 de abril de 2023, a resolução fundamentada, adotada em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, realizada no dia 27 de abril de 2023, com vista a prosseguir com a execução da decisão de resolução, estando neste momento a providência em fase de apreciação.

Até à execução  da resolução do Contrato de Concessão, a concessionária continuará a explorar o estacionamento, observa a autarquia, tratando-se de uma decisão inequívoca que era expetável provocar a reação jurídica da empresa concessionária. Só uma decisão contrária do tribunal poderá reverter a decisão do município, segundo apurámos e ninguém espera um processo simples ou rápido.

A câmara municipal de Vila Real de Santo António, apoiada por uma deliberação da Assembleia Municipal fez cessar o contrato de estacionamento que existia com a ESSE, depois de uma série de diligências e com a justificação de «reiterada falta de resposta da concessionária e pela violação grave das obrigações contratuais», no geral.

Por esta razão, o Contrato da Gestão e Exploração dos Estacionamentos Tarifados Dispersos no Núcleo Urbano de Vila Real de Santo António e Monte Gordo e nos Parques de Estacionamento de Monte Gordo foi resolvido em virtude da deliberação da Câmara Municipal de VRSA, adotada na sessão de 20 de março de 2023, na sequência da deliberação da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, adotada na sessão de 11 de março de 2023.

Na sequência da resolução do contrato, esta decisão da Câmara Municipal de VRSA foi alvo de impugnação por parte da concessionária, a empresa ESSE – Estacionamento à Superfície e Subterrâneo, que interpôs uma providência cautelar que corre no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, estando neste momento a providência em fase de Audiência de Discussão e Julgamento.

Assim, e enquanto não se registar uma decisão por parte do tribunal, a concessionária continuará a cobrar estacionamento nos arruamentos de VRSA e Monte Gordo, na zona balnear onde o estacionamento apenas é cobrado nos meses de verão, bem como nos parques de estacionamento de Monte Gordo, devendo os utilizadores proceder ao pagamento das tarifas, sob pena de incumprimento, até que o tribunal tome uma decisão.

Table provided by Live Soccer TV

jestevaocruz

Breves no País

Alcoutim com novos apoios na Educação

O município de Alcoutim deliberou, na última reunião do executivo, a atribuição de apoios relativos ao transporte escolar e auxílios económicos quer individuais quer coletivos. Nos transportes escolares, a autarquia... Read more →

SUM-Silves Urban Music

Nos dias 6 e 7 de outubro o SUM-Silves Urban Music, acontecerá na cidade e alia a música ao movimento associativo jovem. A iniciativa conta com uma «Praça da Alimentação»,... Read more →

Breves Mundo

Energia solar sem sol na Noruega

A Noruega iniciou a captura de energia solar num território onde o sol não brilha, no inverno, como parte de um projeto-piloto que prevê tornar o arquipélago de Svalbard, no...

Dia Mundial do Alzimer

É o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Trata-se de uma doença neurodegenerativa, sem cura na atualidade, que afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo e...

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com

Protected by Security by CleanTalk