foz-destaques Território

Crias de flamingos de Castro Marim já voam para partir

Crias de flaminos

Foi sem dúvida, a nidificação mais esperada, na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, por todos aqueles que a frequentam regularmente, diz Agostinho Gomes sobre a extraordinária nidificação destas aves migratórias que visitam o Sul de Portugal e que, nesta primeira Reserva Natural constituída no nosso País logo a seguir ao 25 de Abril.

Agostinho Gomes, no seu passatempo de observação dos pássaros, descreve como, após mais de quatro meses, desde que começou a nidificação, os juvenis estão prontos para voar e lhes deseja que tenham uma longa vida!

«O processo começou muito mais cedo! Foi a 22 de novembro de 2020, quando eu, o Hugo Esteves e o José Carlota fomos fazer fotografia de abrigo a flamingos. Muito antes do nascer do sol entrámos para o abrigo e ao fundo do tanque, lá estava um belo bando de flamingos. Quando começou o dia a clarear, começaram a movimentar-se, mas desta vez, fora do normal… irrequietos, grasnando constantemente, caminhando pelo tanque, uns atrás dos outros, sempre de pescoço levantado, girando a cabeça e abrindo as asas em simultâneo. Assistíamos a uma parada pré-nupcial! ! ! O que nunca imaginámos é que iriam ficar em Castro Marim para nidificar!»

Parada pré-nupcial a 22 de novembro de 2020

Nem tudo foram rosas, para os flamingos… as gaivotas não os deixaram tranquilos.

Vão crescendo, ficando mais fortes e resistentes…

15 de Agosto 2021. Dia da festa de Castro Marim, vi-os voar pela primeira vez! Completa-se o ciclo da vida, que vivam muitos anos e reproduzam-se em Castro Marim!!

Esta reportagem foi publicada com o consentimento do auto

Veja as reportagens mais desenvolvidas de Agostinho Gomes em Já voamos!!! Até para o ano… espero! (wixsite.com)

X