Algarve foz-destaques

Cuidados com as alforrecas nas praias algarvias

medusa tambor
A espécie Rhizostoma luteum, mais conhecida como medusa-tambor, está presente em várias praias do Algarve, desde Lagoa a Vila Real de Santo António., em especial nas areias e águas do sotavento.

O IPMA aconselha a população a não tocar nesta espécie, considerada ligeiramente urticante e anuncia terem sido verificados até ao momento do alerta, 120 avistamentos desde a última semana de junho e registados pelo GelAvista, um programa de ciência responsável pela vigilância de organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa.

O GelAvisa, que faz parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aconselha a população a não tocar neste organismo, mesmo quando aparentam estar mortos nas praias. A sua devolução ao mar também não é aconselhada. Caso haja contacto direto com a pele, a zona afetada deve ser imediatamente lavada com água do mar, seguindo-se da aplicação de compressas de gelo durante cerca de 15 minutos, segundo a informação prestada pelo IPMA.

A medusa-tambor, que tem grandes dimensões, é considerada ligeiramente urticante e é caracterizada pelos seus braços orais curtos e folhosos, com longos apêndices de coloração escura nas extremidades.

Sempre que esta espécie for avistada, o IPMA recomenda a sua sinalização, assim como a comunicação da sua localização aos nadadores salvadores. «Preferencialmente, não se deve interferir com o ecossistema, mas, se necessário, os organismos poderão ser removidos para lixo orgânico e nunca enterrados». Apelam para que seja enviado um e-mail para plancton@ipma.pt sempre esta espécie for avistada. Neste e-mail deve constatar a data, a hora, o local, o número de medusas avistadas e uma fotografia.

O aumento destas ocorrências verificam-se especialmente durante os meses de verão e outono e está normalmente relacionado com as correntes marítimas e com os ventos que favorecem o transporte das medusas até às praias.

    Etiquetas

    jestevaocruz

    pub

    País

    Geminação Alcoutim – Blain

    O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

    Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

    Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

    Mundo

    Franceses querem explorar transportes em Portugal

    A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

    Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

    As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

    Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

    Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
    vrsa nascer do sol

    Latest Books

    Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
    [5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
    José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
    Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
    Marés Travessas
    José Estêvão Correia da Cruz
    PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
    ×