foz-destaques Guadiana

De cara lavada e iluminada a Ponte Internacional do Guadiana faz 30 anos no domingo

Ponte Internacional
Foi ainda este ano que as Infraestruturas de Portugal (IP) deram por concluídas as obras de requalificação da Ponte Internacional do Guadiana a ligação fronteiriça, no Algarve, entre Portugal e Espanha. A ponte faz 30 anos no próximo domingo 22 de agosto.

A empreitada de conservação da ponte rodoviária que liga Castro Marim, no Algarve, a Ayamonte, na região espanhola da Andaluzia, tinha sido iniciada em iniciada em meados de 2017, tendo sido pagos nove milhões de euros, valor repartido e suportado em partes iguais pelos dois países, segundo as IP.

A reabilitação da infraestrutura, cuja conclusão chegou a estar anunciada para 2018, incluiu a substituição integral dos tirantes, um sistema composto por 128 cordões constituídos por sete fios de aço galvanizado entrelaçados, que liga as torres – com cerca de 100 metros de altura – e o tabuleiro rodoviário.

Veja também a história da ponte e da sua construção

Além dos tirantes que ajudam a suportar a ponte sobre o rio Guadiana, a intervenção incluiu trabalhos de pavimentação do tabuleiro, arranjos dos passeios e guardas de segurança, reparação dos elementos de betão armado, entre outros.

As obras, anunciadas em Junho de 2017 pela IP e por Pedro Marques, então ministro do Planeamento e Infraestruturas, tinham inicialmente um prazo de conclusão previsto de 525 dias.

Meses mais tarde, a IP, confrontada com a incapacidade da empresa adjudicatária da intervenção, a Soares da Costa, SA, de cumprir o prazo delineado para a intervenção, procedendo a uma nova revisão contratual, realizada a 21 de dezembro de 2017.

Foi também acrescentada uma nova tem agora nova iluminação ornamental, documentada por uma espetacular fotografia de um cidadão espanhol Luís Concepción, captada do lado espanhol, que se tornou viral nas redes sociais, tendo sido partilhada em plataformas como o Facebook ou WhatsApp. A instalação desta nova iluminação faz parte das obras de requalificação que a Ponte Internacional do Guadiana tem sido alvo desde 2019.

X