Debater e olhar o espaço nos céus de Alqueva

20220722 02 alqueva luminíco

A Dark Sky Party Alqueva vai realizar-se nos dias 29 e 30 de julho, no parque de merendas do Campinho, uma localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz.

A iniciativa é organizada pelo Dark Sky Alqueva, Município de Reguengos de Monsaraz e ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva e apresenta um cartaz com várais atividades no Lago Alqueva, workshops, palestras, provas de vinho e observações do céu.

A inauguração da Dark Sky Party Alqueva está prevista para o dia 29 de julho pelas 21h, seguindo-se a palestra «Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX», por Raul Cerveira Lima, professor adjunto de Física na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

O programa prossegue pelas 22:00 horas com a palestra «Passeio Cósmico», por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, e às 22:30 horas, José Augusto Matos, guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia vai falar sobre «Murmúrios da Terra». José Augusto Matos realizará ainda pelas 23:00 horas uma visita guiada ao céu, a olho nu.

À mesma hora decorre uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

Via Láctea
image 5

No dia 30 de julho o programa integra atividades no Lago Alqueva a partir das 17:00 horas, com canoagem, barco com bananaboat e stand up paddle promovidas pela Alentejo Break. Às 18:00 horas haverá uma observação solar pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

Segue-se às 18:30 horas uma prova de vinhos com o produtor vitivinícola Casa de Sabicos e à mesma hora decorrem as primeiras sessões dos workshops «Sistema Solar comestível» (segunda sessão às 19) e «Universo de papel» (segunda sessão às 19:30), pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

«Viajando do Macro ao Microcosmos» é o tema da aula de ioga que vai realizar-se às 19:30 horas pelo Áshrama Évora Dhyána – Centro do Yoga. Pelas 21:30 horas decorre a palestra «Dos buracos negros às ondas gravitacionais», por Francisco Lobo, coordenador e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A palestra «Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer» pelo astrónomo Miguel Gonçalves acontece às 22:00 horas, seguindo-se vinte minutos depois Humberto Campins, membro da Missão OSIRIS-REx da NASA e professor de física e astronomia na Universidade da Flórida (Estados Unidos da América), com a palestra em inglês «How likely is na asteroid to ruin your day». Pelas 22:40 horas, a ex-astronauta da NASA e capitã aposentada da Marinha dos Estados Unidos da América, Heidemarie Stefanyshyn-Piper, apresenta a palestra «My Story».

O produtor de vinhos Louro Wines vai realizar às 23h uma prova cega de vinhos intitulada «Via Vínica na Via Láctea» e à mesma hora decorre um concerto meditativo com Moksha Sound Journeys. A fechar, pelas 23h30 realiza-se uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.