Algarve foz-destaques

Deco avalia inflação nos alimentos a mais de 24%

cabaz de compras
Um ano atrás, em vésperas da guerra na Ucrânia, fevereiro de 2022, pagava-se, por um cabaz de bens alimentares 184 euros, tendo o preço do mesmo cabaz, em apenas um ano, subido para quase 229 euros, revela um estudo da DECO PROTESTE que também anota que existem sinais de descidas na taxa de inflação.

Porém, é no dia a dia das pessoas que o preço dos bens alimentares continua em rota ascendente, de acordo com esta organização de defesa dos consumidores.

«Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, fazer as compras semanais do supermercado ficou bastante mais caro. Um dia antes de espoletar o maior conflito armado que a Europa viu nas últimas décadas, um cabaz com 63 alimentos essenciais custava 183,63 euros, de acordo com as contas da DECO PROTESTE. Quase um ano depois, a 15 de fevereiro de 2023, os portugueses têm de tirar da carteira 228,66 euros para pagar exatamente os mesmos produtos, ou seja, mais 45,03 euros (mais 24,52%). Este é o valor mais elevado desde que a DECO PROTESTE começou a monitorizar os preços do cabaz alimentar, a 5 de janeiro do ano passado. », anota.

Vela aqui a notícia completa

Etiquetas

Breves – País

ACTEP pede mais atenção ao turismo chinês

O presidente da Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP) considera que Macau “tem um papel fundamental na relação turística entre os dois países e é uma clara vantagem para Portugal na atração de turistas chineses, quando comparado com outros países europeus”.

Young Liang defende que Macau é “um extraordinário destino como também um ponto de partida para os turistas portugueses explorarem a China Continental, em particular a região do delta do Rio das Pérolas, Macau é ao mesmo tempo um eficaz veículo de promoção de Portugal no mercado chinês”.

visto em TNEWS

Breves – Mundo

Nas ruas de Paris, a fúria popular ouve-se alto e bom som.

Milhares de pessoas concentram-se na Praça da Concórdia, perto da Assembleia Nacional, em protesto contra a reforma do sistema de pensões e o mentor: Emmanuel Macron.

O presidente francês conseguiu a aprovação do polémico projeto-lei que aumenta dos 62 para 64 anos a idade de reforma. Sem maioria garantida na câmara baixa do Parlamento, o Governo da primeira-ministra Elisabeth Borne optou por não levar a lei a votos, forçar, antes a aprovação através do artigo 49.3 da Constituição francesa. Constituição. Na prática, contempla a possibilidade de se aprovarem leis sem que estas sejam votadas.

Um ultraje para várias forças da oposição que já acenaram com moções de censura. Enquanto isso, os sindicatos apelaram a protestos ainda mais musculados para os próximos dias, num braço-de-ferro que promete durar e abalar o executivo. /EURONEWS

Amaranta Cano presta homenagem a Aurora Murta – Foto de Zeca Romão

amaranta cano campa de aurora murta

VS Event List

LISTA DE PRÓXIMOS EVENTOS

29Mar2023
19Abr2023

Oficina de leitura com José Carlos Barros

Time: 18:00
Location: Biblioteca Municipal Ramos Rosa
josé carlos barros livros