Mértola debate sobre posto de saúde
foz-destaques Território

Dez horas por dia abrirá o posto médico da Mina de S. Domingos

Às quartas-feiras, das 9h00 às 19h00, a partir do próximo dia 21 deste mês.

São 10 horas que representam cerca de 35 consultas, em contraponto com as cerca de 50 semanais em anterior período de funcionamento do Posto Médico, anunciou a câmara municipal e Mértola sobre o posto médico da localidade de Mina de S. Domingos.

Depois de várias diligências, e após uma reunião realizada no passado dia 13 entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Corte Pinto e a ULSBA, existe agora um compromisso de dez horas de consultas pré-agendadas, num mesmo dia.

«Na sequência do encerramento do Posto Médico da Mina de S. Domingos, importante resposta aos munícipes desta localidade e povoados vizinhos, o município desenvolveu em próxima colaboração com a Junta de Freguesia local, vários procedimentos para a sua reabertura. Inicialmente foi necessário adaptar o espaço às condicionantes da Covid 19, com obras adequadas. Posteriormente, por dificuldades por parte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) em colocar pessoal, médico e auxiliar, esta unidade não mais reabriu», explica a autarquia sobre as diligências encetadas para manter em funcionamento aquele posto, antes do mesmo ter sido encerrado.

Diz reconhecer as dificuldades em conseguir médicos nesta altura, e agradece por isso «os esforços da ULSBA, reconhecemos também que esta não é ainda a situação ideal, pelo que o objetivo é aumentar o período já anunciado, por forma a que todos os que pretendam consulta a possam obter em tempo adequado neste Posto Médico, e permitir que os utentes que tinham na médica que cessou funções a sua médica de família, possam transitar para outro médico, normalizando a situação, por forma a que todos possam ter médico de família designado».

FOZ - Guadiana Digital

Adicionar comentário

Clique para comentar

Obrigado pelo comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.