foz-destaques Território

Helena Madeira em Sevilha

Helena Madeira
A Fundação Tres Culturas del Mediterráneo celebrou, na sede em Sevilha, Espanha, um concerto intimista com a artista portuguesa Helena Madeira como protagonista.

Este concerto, realizado no emblemático pátio central do pavilhão Hassan II, foi organizado dentro do quadro do projeto europeu INTREPIDA plus, permitiu dar a conhecer o importante legado das três culturas e três religiões monoteístas que estão presentes na música e patentes na história de Espanha e Portugal.

A harpista portuguesa configurou um sensível programa musical para esta ocasião no qual incluiu obras anónimas do século XVI, composições de tradição portuguesa, temas tradicionais da música sefardita dos séculos XII e XIII, assim como temas da música árabe-andaluza. Em resumo, uma amalgama de sons, culturas, tradições, épocas e tonalidades que criaram união e reforçaram o valor da diversidade e da sua riqueza.

Quem é Helena Madeira

Helena Madeira estudou canto e harpa no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, uma formação que compaginou com a licenciatura em Antropologia e Língua Italiana.

Entre 2006 e 2015 foi a vocalista do grupo de músicas do mundo MU, com o qual gravou o disco Casanostra em 2009 e Folhas que Ardem em 2012 e com o que actuou em directo nalguns dos mais prestigiosos cenários de músicas do mundo como são o Festival Folk de Plasencia, o Festival de Músicas do Mundo de Sines, Sufi Sutra na Índia ou Penang World Music Festival da Malásia, entre outros. Em 2014 empreendeu uma carreira como solista com o primeiro trabalho discográfico em solitário sob o título Da voz do Embondeiro com o que aprofunda as raízes da música do período medieval da Península Ibérica.

A Helena Madeira tem continuado com o trabalho de investigação e difusão das músicas tradicionais até perfilar o segundo trabalho discográfico que, sob o título Cenário Divergente, foi publicado no ano 2020. Participou em festivais de música sefardita como o de Córdova em Espanha.

Este encontro INTREPIDA reforça a vontade de internacionalizar as carreiras profissionais das empresárias da Eurorregião Alentejo Algarve Andaluzia, além de fomentar a sua visibilidade e facilitar a mobilidade entre os dois países vizinhos, especialmente numa semana dedicada a diferentes actos devido ao Dia Internacional da Mulher.

A Fundação Tres Culturas del Mediterráneo é o Beneficiário Principal do projecto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes sócios de Espanha e Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e Município de Faro.

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×