Arquivos
Cultura foz-destaques

Hoje é o Dia Internacional dos Arquivos

Um dia a pensar na nossa memória coletiva

Está em curso a «Semana Internacional dos Arquivos» de 7 a 11 de junho. Tem como tema capacitar os arquivos e pretende sublinhar a relevância dos mesmos, bem como a importância do tratamento e da preservação dos registos da atividade das instituições, atividades essenciais para garantir a transparência e a democracia.

Hoje é o dia que pretende alertar para o poder dos arquivos e para a importância de se investir nos mesmos. O objetivo pode ser potenciado ​através do estabelecimento de redes de colaboração entre todos, capazes de promoverem a diversidade e a inclusão de novos arquivos.

Neste âmbito, a ICA convida à participação nas atividades realizadas durante esta semana, e apela à inscrição das empresas ou organizações que queiram partilhar as suas experiências nesta matéria.

​O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do ICA – International Council of Archives, em novembro de 2007.  A data de hoje foi escolhida por ter sido a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou este Conselho.

Etiquetas

FOZ - Guadiana Digital

Adicionar comentário

Clique para comentar

Obrigado pelo comentário.