Algarve foz-destaques

Leitores das bibliotecas do Algarve com acesso a milhares de jornais e revistas

BIBAL
Os leitores da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL) têm a partir de amanhã, 18 de janeiro, acesso gratuito a mais de 7.000 publicações online, anunciou a AMAL.

O serviço foi adquirido pela , adquirido pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve que nele investiu cerca de cerca de 20 mil euros. Trata-se do acesso dos leitores da BIBAL ao serviço PressReader, «plataforma digital que dá acesso a jornais e revistas online». S

Mais de 7.000 títulos nacionais e estrangeiros que existe há mais de dez anos em plataforma paga, mas que os leitores algarvios passam a dispor de forma gratuita. As notícia, podem ser lidas no momento ou descarregadas para leitura posterior.

Para os autarcas algarvios «esta iniciativa universaliza e democratiza o acesso à informação e ao conhecimento, incentivando simultaneamente a leitura». Tratando-se de um serviço digital e em linha, os leitores fazem-no de forma global e fácil, no âmbito da missão das bibliotecas públicas.

A aquisição deste serviço foi aprovada, por unanimidade, na Reunião do Conselho Intermunicipal de julho do ano passado. Na ocasião, todos os presidentes reconheceram a importância da medida para as comunidades da Região e decidiram suportar esta despesa, garantindo, assim, a disponibilização do serviço na rede de bibliotecas municipais pertencentes à BIBAL (à excepção de Aljezur, único município que ainda não tem Biblioteca).

A PressReader é uma plataforma digital, distribuída em Portugal pela WECUL, que disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de uma interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria. O acesso à plataforma é possível de várias formas, com as credenciais de utilizador da biblioteca. Toda a informação é disponibilizada em cada uma das bibliotecas municipais.

A plataforma paga aos jornais pelas leituras que são feitas na sua plataforma. Quem quiser aceder gratuitamente, deve informar-se junto da sua biblioteca concelhia.

FOZ - Guadiana Digital

pub.

Breves – Portugal

Constituído arguido no caso de Maddie McCann

O Ministério Público de Faro divulgou que constituiu arguido Christian Brücker, cidadão alemão que se encontra a cumprir na Alemanha, uma outra pena de prisão por tráfico de drogas por suspeita no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, em 2007.

Breves – Mundo

Motociclismo em Jerez

O Campeonato do Mundo de Motos regressa com o Grande Prémio de Jerez. A prova disputada ns Andaluzia será o primeiro dos quatro Grandes Prémios a realizar este ano em Espanha. Às 9:00 horas terá início a prova de Moto3.

A corrida de Moto2 começar às 11:20 horas. Para terminar, a proca principal rainha de MotoGP terá início às 13:00 horas.