Mértola dá novo reforço de verba às IPSS locais

ipss mértola reforço

O município de Mértola decidiu atribui apoio financeiro extraordinário às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, anunciou a autarquia.

O apoio abrange também as Entidades Equiparadas com sede e atuação no concelho, e terá o valor de 58.250,00€, no «seguimento das medidas implementadas pela autarquia, para estabelecer estratégias de atenuação das dificuldades financeiras sentidas por estas Instituições>.

O apoio foi ontem formalizado através de uma cerimónia que contou com presença do presidente da câmara municipal de Mértola, Mário Tomé, do vereador Luís Reis e da chefe da divisão de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Sandra Gonçalves bem como os representantes das IPSS do concelho de Mértola.

A autarquia considera estas instituições «como importantes alicerces potenciadores de uma melhoria da qualidade de vida da população, sendo o seu trabalho essencial na resposta às necessidades dos habitantes».

A medida pretende atenuar o cenário de inflação, após as restrições provocadas pela pandemia COVID-19, que faz com que «as dificuldades das instituições continuam bem presentes e tendem a agravar-se no atual cenário de inflação».

A autarquia destaca o aumento dos preços dos bens essenciais, e diversos produtos de higiene e limpeza, os alimentares e a manutenção que provoca que «estas instituições enfrentem dificuldades acrescidas, colocando em causa o seu normal funcionamento, o apoio a quem delas necessita (utentes/famílias) e /ou até a sua sustentabilidade financeira».