foz-destaques Guadiana

Mértola faz buscas ao período do Ferro no Guadiana

Mértola escava Idade do Ferro
Estão em curso trabalhos de escavação arqueológica na necrópole da Idade do Ferro situada no Largo do Terreiro da Feira, em Mértola.

Esta intervenção, segundo informação da autarquia, enquadra-se num projeto de investigação financiado pela FCT, intitulado O Baixo e Médio Guadiana (séculos VIII a.C. – I d.C.).

Percursos de uma fronteira, cujo principal objetivo é analisar o povoamento desta área durante o período assinalado. A escavação arqueológica faz parte de um projeto de Campo Escola, financiado pelo município de Mértola, no qual participam estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da Universidade de Sevilha, sendo o projeto gerido por Francisco Correia e dirigido pelos arqueólogos Lúcia Miguel e Pedro Albuquerque.

O objetivo desta campanha é ampliar as escavações a um dos setores da necrópole e, ao mesmo tempo, promover a divulgação do estado atual dos conhecimentos do povoamento de Mértola e do seu território entre a Idade do Ferro e os primeiros séculos da presença romana.

A realização de quatro palestras nos dias nos dias de agosto, fez parte desse programa de divulgação, assim como de formação dos estudantes que participam nesta iniciativa.

A ocasião permitiu dar a conhecer as principais questões que a existência de um espaço de enterramento destas características coloca, assim como a importância da valorização do património fronteiriço no contexto atual.

X