Cultura foz-destaques

Mértola presente no Museu dos Lanifícios

Museu Tecelagem
O Museu de Mértola e a Oficina de Tecelagem estiveram representados na Covilhã com a comunicação de Lígia Rafael, «A tecelagem tradicional das mantas de lã de Mértola. Como assegurar a continuidade do saber-fazer?».

A técnica Guilhermina Bento, a Tecedeira Maria de Fátima Mestre e a Aprendiz de Tecedeira Nazaré Fabião, estiveram presentes no V Encontro Indústria, História, Património. que se realizou no passado fim de semana no Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Tratou-se de um evento organizado pelo Fórum Indústria, História, Património e pelo História, Territórios e Comunidade, um polo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Ecologia Funcional – Ciências para as Pessoas e o Planeta da Universidade de Coimbra, em parceria com o Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, a Câmara Municipal da Covilhã e o LabCom/UBI.

As comunicações apresentadas abordaram temas relacionados com a história da indústria, dando especial enfoque às comunidades que, direta ou indiretamente, se relacionaram com os processos de industrialização. Do programa fizeram também parte visitas guiadas ao património industrial da Covilhã, a inauguração da exposição de fotografias “património da Covilhã. Um outro olhar” de Manuel F. Rodrigues e a apresentação do ebook com alguns dos trabalhos apresentados no IV Encontro Indústria, História,

FOZ - Guadiana Digital