O Itenerário 8 da Via Algarviana

itenerário 8 da via algarviana

Lançada no início de Fevereiro, a Ligação 8 Via Algarviana (Vaqueiros) a Martim Longo – 18,70 km, tem a ribeira da Foupana, com a sua rica vegetação, como um dos pontos altos deste trilho, que atravessa azinhais e pequenas aldeias, subindo e descendo cerros.

É uma ligação que parte da antiga Escola Primária de Vaqueiros e, desde o ponto inicial, partilha o percurso do Setor 4 da GR13 – Via Algarviana e da PR7 ACT – Cerro acima, Cerro abaixo. Atravessa Vaqueiros passando pela Igreja Matriz, sobe pela esquerda até ao topo da localidade e, no cruzamento, vira à esquerda, saindo da povoação. Cerca de 600 m depois, separa-se do Setor 4 da GR13 – Via Algarviana que segue em frente, enquanto a Ligação vira à direita em direção a Pão Duro juntamente com a PR7 ACT – Cerro acima, Cerro abaixo.

Ao longo do itinerário, a paisagem é dominada por densas áreas cobertas de estevas (Cistus sp.) e pontuais povoamentos de pinheiro-manso, conhecidos localmente por “projetos” porque os proprietários receberam financiamento para a sua criação. O relevo é acidentado e rico em miradouros naturais da paisagem.

Segue-se um trecho em que a Ligação e a PR7 ACT – Cerro acima, Cerro abaixo (que nos acompanha desde o início) se afastam e voltam a juntar várias vezes. À entrada de Pão Duro separam-se por cerca de 100 m: a PR7 ACT – Cerro acima, Cerro abaixo vira à direita e a Ligação vira à esquerda. Pode fazer um pequeno desvio para recuperar forças na área de piquenique que fica à esquerda. Depois, voltam a convergir e novamente a divergir por mais 100 m. E de novo se juntam por cerca de 450 m. Depois de passar a ponte sobre a Ribeira da Foupanilha, na primeira curva ambos os trilhos abandonam a estrada asfaltada e seguem pela de terra batida. Aqui separam-se para não mais se encontrar: a Ligação vira à esquerda, em direção a Pêro Dias, e a PR7 ACT – Cerro acima, Cerro abaixo segue para a direita.

A partir daí irá subir, para depois descer até à Ribeira da Foupanilha, que se atravessa a vau. Mesmo junto à ribeira encontramos uma série de pequenas hortas de subsistência. Este é um trecho de grande tranquilidade, perfeito para apreciar os cheiros e os sons do ambiente natural que nos rodeia. O percurso leva-nos depois até ao topo destes cerros: aproveite as vistas panorâmicas e faça uma pausa para recuperar o fôlego. Depois, desce em direção à Ribeira da Foupana. A travessia é fácil, porque aqui existem poldras.

Cerca de 1 km depois chegará a Pêro Dias. No cruzamento à entrada, o percurso segue em frente e atravessa a pequena povoação. No primeiro cruzamento vira à direita em direção à estrada asfaltada, abandonando Pêro Dias. Vira depois à esquerda, cerca de 300 m, tomando um caminho de terra batida em direção à Barrada.

Ao chegar à Barrada, a Ligação interceta a PR6 ACT – Memória Viva, convergindo quase na totalidade do percurso até Martim Longo, ponto de chegada.