Eurocidade

Observatório Transfronteiriço do Guadiana quer dar voz aos cidadão das duas margens

Natália Santos
A Eurocidade do Guadiana terá ativo, a partir deste ano, um instrumento de participação dos cidadãos

Pretende que as principais associações sociais, económicas e de cidadãos possam contribuir de forma direta com informação para o processo de coesão que se encontra em desenvolvimento nos município de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O Observatório Transfronteiriço do Guadiana procurará fomentar a participação ativa dos cidadão nas políticas públicas que estão a ser articuladas no território da fronteira Sul das margens luso-espanholas e aspira a converter-se num instrumento de participação e análise global que se complemente com os mecanismos de participação e controlo que está a cargo do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, os quais já incluem os próprios projetos que desenvolvem.

Para o arranque do observatório há uma subvenção concedida pelo Conselho da Presidência da Junta da Andaluzia que, este ano, inclui os Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial entre as possíveis entidades destinatárias de subsídios ao abrigo das ajudas para entidades de Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

No presente exercício está previsto o desenvolvimento da metodologia de trabalho, a realização de pelo menos duas reuniões e a criação de uma exposição itinerante com temática relacionada com a cooperação e os vínculos comuns dos três municípios.

Da parte da Eurocidade do Guadiana, os responsáveis destacam que «é importante ampliar a participação dos cidadãos no desenvolvimento das políticas para o espaço social em que vivem e, ainda mais, no caso de uma experiência que consideram inovadora como é o articular o espaço transfronteiriço em planeamentos, estruturas e projetos que promovem a coesão, encarando a Eurocidade como uma unidade territorial.»

O Observatório quer criar um modelo rigoroso, inovador e adequado para a avaliação as políticas de coesão, medindo o impacto e a incidência de diferentes procedimentos que se desenvolvam.

Durante as próximas semanas vão ser iniciadas as reuniões com responsáveis de outos observatórios existente, para analisar as suas formas de procedimento.

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×