Território

Para Memória – livro de Martins Coelho

Na Biblioteca Municipal Vicente Campinas no dia 29 de novembro, pelas 18 horas, vai ser apresentado o livro de Martins Coelho «Para memória – para que não fiquem esquecidos os vilarealenses que lutaram pela democracia que hoje desfrutamos», produzido pela Editora Guadiana.

O autor aborda o período da ditadura de Salazar e a forma como a população de Vila Real de Santo António lutou, fez greves, paralisações e diversas ações políticas, malgrado a repressão existente. Era a população, essencialmente fabril e piscatória que se revoltava contra um regime fascista.

Num período em que a vizinha Espanha estava em plena guerra civil, em Portugal existia a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), não havia liberdade de imprensa, os Vilarrealenses que aspiravam a uma sociedade democrática acabavam presos nas prisões da polícia secreta, detidos para interrogatório, agredidos e torturados.

O autor relembra este período da história de Portugal, onde um regime fascista retirou a liberdade da população, reaviva a memória de todos para que nunca se esqueçam do caminho percorrido até chegar ao regime democrático.

Etiquetas
%d bloggers like this:
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield