Vale do Guadiana
Co-Gestão do Vale do Guadiana
foz-destaques Território

Parque do Vale do Guadiana em cogestão

Áreas protegidas em regime de cogestão por determinação do Governo

Foram hoje formalmente constituídas mais duas novas comissões de cogestão de áreas protegidas de âmbito nacional, informou o Munist+erio do Ambiente que diz apostar num modelo de gestão de proximidade, com os municípios a intervir na valorização territorial.

As novas comissões abrangem por um lado o Parque Natural do Douro Internacional, nos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo e oParque Natural do Vale do Guadiana, nos municípios de Mértola e de Serpa.

Neste momento, um total de dez áreas protegidas possuem comissão de cogestão. As outras são o Parque Natural da Serra de São Mamede – Arronches, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão, Parque Nacional da Peneda Gerês – Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, – Mondim de Basto e Vila Real, Parque Natural do Litoral Norte – Esposende), Reserva Natural das Dunas de São Jacinto – Aveiro), Reserva Natural das Berlengas – Peniche, Paisagem Protegida da Serra do Açor – Arganil) e Reserva Natural da Serra da Malcata – Penamacor e Sabugal.

Segundo o ministério, estas comissões estão a ser criadas com o intuito de promover a participação de entidades relevantes das regiões na gestão das áreas protegidas, autarquias, instituições de ensino superior, organizações não governamentais, entre outras.

Constituem-se como órgãos de administração e gestão, com responsabilidades específicas nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação de cada área protegida.

FOZ - Guadiana Digital

Adicionar comentário

Clique para comentar

Obrigado pelo comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.