foz-destaques Território

Passadiço de altura é inaugurado a 24 de Junho

A câmara municipal de Castro Marim acaba de anunciar a abertura oficial do Passadiço de Altura para o fim da tarde do Dia do Município.

Castro Marim celebra o seu dia a 24 de junho tendo este ano o ponto alto das comemorações na abertura oficial da «Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura», o Passadiço de Altura, que tem como «uma importante intervenção no âmbito da proteção e preservação ambiental, mas também do ponto de vista da atratividade turística». A cerimónia está marcada para as 18h00.

A estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem na ribeira do Álamo por uma ponte. É um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteia o sistema dunar, abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso, iluminação e música.

A intervenção envolve ainda a requalificação de cinco acessos à praia, já existentes, estimando-se o total do investimento em cerca de 753 mil euros, enquadrados no âmbito do PO SEUR, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020, que o Fundo de Coesão financiada a 75%. A contrapartida nacional, e a despesa não elegível são comparticipadas no âmbito da linha BEI PT 2020 – Autarquias, Empréstimo Quadro assinado entre o BEI, Banco Europeu de Investimento, e Portugal.

As comemorações

Começam com o hastear da bandeira às 09:00 horas e uma breve visita às exposições da Galeria dos Presidentes da Democracia e do Brasão do Município de Castro Marim, patentes no edifício sede da autarquia. Na sessão solene, pelas 11:00 noras, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, vão ser homegeados os funcionários com mais de 25 anos de serviço público e será apresentado um vídeo promocional sobre a água, realizado no âmbito da obra de abastecimento de água a 32 povoações do interior do concelho, investimento integrado no PO SEUR.

As celebrações continuam na noite, este ano já abertas à comunidade, com as limitações inerentes ao controlo da pandemia Covid-19. O Revelim de St. António acolhe, pelas 21:30 horas, o espetáculo de teatro “Móce mó”, pelo Grupo de Teatro “A Gorda”, com João Evaristo e Joaquim Parra. Segue-se, às 22:00 horas, o concerto de Luís Trigacheiro, vencedor do The Voice Portugal.

A entrada é gratuitas, mas a ocupação é limitada, pelo que é necessário marcar previamente o seu lugar no Gabinete de Apoio ao Munícipe, da autarquia.

A autarquia chama a atenção para a passagem do “Tradição sobre Rodas” na vila de Castro Marim, na noite de 23 de junho, data em que habitualmente decorria o Concurso de Mastros, que este ano não se pode realizar por forçada situação pandémica.