Algarve foz-destaques

Polidesportivo de Monte Francisco requalificado

20220708 04 campesino
20220708 04 campesino
O Campesino Recreativo Futebol Clube, sedeado em Monte Francisco, comemorou ontem, dia 7 de julho, o seu 28º aniversário com a requalificação do seu campo desportivo, agora batizado como Polidesportivo «António Manuel da Silva Valongo».

Valongo foi reconhecido como o melhor futebolista de Monte Francisco e entusiasta máximo da prática desportiva e faleceu subitamente em janeiro de 2021.

Este polidesportivo passou pela amargura de largos anos de abandono, verificando-se utilizações esporádicas por parte do clube local Campesino.

O campo de jogos é propriedade da Junta de Freguesia de Castro Marim e da Câmara Municipal de Castro Marim e, com estas entidades, foi agora objeto de um contrato de comodato com clube.

O município de Castro Marim contribuiu com o apoio financeiro de 50% no global da requalificação, apoiou o licenciamento, a instrução de candidatura e a construção de pontes com o IPDJ, que financiou os restantes 50% do valor investido.

Estas parcerias, no entender dos envolvidos, tornaram a obra mais célere e menos onerosa, por não ser considerada uma obra pública, e portanto não estando ao abrigo do CCP (Código dos Contratos Públicos).

Para além do investimento em contratação externa, os responsáveis do Campesino sublinham o empenhamento de sócios e amigos do clube, para que outras componentes de obra se fizessem para além do orçamento.

No descerramento da placa estiveram o presidente da câmara municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que recordou António Valongo como o embaixador do «Montinho, a terra que abre portas para a Europa», como falava sobre a sua terra, e o diretor regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IDPJ), Carlos Moreno.

FOZ - Guadiana Digital