Covid-10 vacina
Algarve foz-destaques

Ponto de situação hoje no Algarve sobre a Covid-19

No seguimento da Conferência de Imprensa realizada esta sexta-feira, nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, publicamos uma condensação da nota informativa referente ao Ponto de situação semanal na Região do Algarve

Os gráficos disponibilizados pela Delegada de Saúde Regional, Dra. Ana Cristina Guerreiro, atinentes à situação epidemiológica no Algarve.

O Estado de Emergência vai estar em vigor até às 23:59 horas do dia 30 de Janeiro de 2021. No Algarve, mantem-se ativados todos os Plano de Emergência de Proteção Civil relacionados com a Covid-1, no que diz respeito às estruturas e zonas de apoio à população algarvia, de âmbito municipal e regional.

Existem 37 estruturas com capacidade para 2.000 camas. Encontra-se acionada a ZAP, no município de Portimão e a ZAP Supramunicipal. Há 16 unidades hoteleiras e militares em reserva com capacidade de 715 camas, sem ocupantes. Existe uma estrutura de apoio de retaguarda (EAR) com capacidade para 1.000 camas, acionada com 5 utentes. Todas estas estruturas estão validadas pelas Autoridades de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil.

No que diz respeito a recursos humanos existe a Brigada de Intervenção Rápida (BIR) constituída 15 pessoas, empenhadas no Lar Residencial São Vicente, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira; Associação Porta Amiga, em Tavira; Associação ACASO, em Olhão; Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, em Silves.

Os Municípios continuam a assegurar o fornecimento de alimentos e bens essenciais às populações
mais carenciadas. Para apoiar as autoridade de Saúde mantêm-se preparado o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha- Faro, para uma eventual necessidade de instalar um Hospital de Campanha.

Decorre hoje, dia 22 de janeiro de 2021, com o apoio do Município de Olhão, através do seu Serviço
Municipal de Proteção Civil e do Corpo de Bombeiros, e da empresa TPO – Transportes e Logística, uma
operação logística de transporte de Equipamentos de Proteção Individual, da Reserva Estratégica Nacional,
constituída no Laboratório Militar, em Lisboa, para a Administração Regional de Saúde do Algarve.

No âmbito do PODCoV, encontram-se operacionais, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do
Algarve, 17 equipas especializadas para resposta à situação pandémica.

Créditos da Foto

Etiquetas
FOZ - Guadiana Digital

FOZ - Guadiana Digital