Poupança de água pode chegar a 80%

Jardim de Monte Gordo

A câmara municipal de Vila Real de Santo António estima que o sistema de rega automático centralizado tenha permitido economizar 145.748m3 de água, cerca de 80% do volume consumido, o que correspondeu a uma poupança de 99.578 euros.

No Seminário sobre Eficiência Hídrica no Algarve – Setor Urbano, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração de Região Hidrográfica do Algarve, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a câmara municipal de Vila Real de Santo António, representada pelo vereador com o pelouro do Ambiente, Álvaro Leal, apresentou os resultados do Sistema de Rega Urbana Inteligente, no ano de 2021.

O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental no valor de 49.999 euros foi, na cidade, aplicado nos espaços públicos ajardinados situados na Av. da República, na Av. dos Bombeiros Portugueses, na Av. Ministro Duarte Pacheco e no Complexo Desportivo e em Monte Gordo na Av. Infante Dom Henrique.

Com o novo dispositivo, afirma a autarquia, «torna-se possível uma gestão imediata dos controladores de rega à distância, assim como a interrupção automática da rega em situações de elevada pluviometria (chuva) e, por outro lado, permite uma efetiva monitorização dos consumos de água em cada espaço, identificando-se rapidamente fugas ou perdas de água».

Com a implementação do sistema «foi ainda possível efetuar-se um plano de rega tendo em consideração as necessidade hídricas das plantas, permitindo libertar os colaboradores anteriormente afetos ao serviço de rega manual dos espaços para outros serviços».

XYZ WP Insert Code Snippets Powered By : XYZScripts.com