Cultura foz-destaques

Premiado engenho e arte de criança do Senegal

20220702 03 criança senegal
‎Utilizando fios e latas de refrigerante, um menino senegalês de 12 anos construiu um telescópio que lhe permite ver a superfície da Lua‎, tendo despertado o interesse de grandes cientistas em seu país.

‎Malick Ndiaye, ‎menino nascido no Senegal, de apenas 12 anos, usou velhas lentes de alta graduação do pai, uma lente de câmera, arame, papel, latas e bengala para fazer seu próprio telescópio e com esses recursos, construiu um telescópio que lhe permitiu ver o céu noturno e os detalhes da superfície da Lua.‎

‎Ao jornal El País afirmou ter levado duas semanas para construir o telescópio e explicou que «quando me concentrei no céu noturno e vi os detalhes da superfície da Lua que pensei que poderia tocá-lo com a mão».

E acrescentou: «Um dia eu estava na porta da casa e um homem que trabalhava na estrada passou. Ele me perguntou se era alguma topografia e eu disse que não, era um telescópio que eu tinha feito a mim mesmo. Então ele tirou fotos e um vídeo meu e as enviou para o Facebook.»

‎O vídeo iria acumular milhares de reproduções, atingindo a mão de cientistas da região que não hesitaram em entrar em contato com o jovem.‎

‎Agora tem um novo telescópio mais profissional, entregue por Maram Kaire, atual presidente da Associação Senegalesa para a Promoção da Astronomia que lhe permitirá aprofundar as observações do espaço.

‎Quando perguntado sobre seus sonhos para o futuro, o jovem sempre disse: “Eu só quero olhar para as estrelas.”‎

FOZ - Guadiana Digital