Presépio Gigante de VRSA com 20 Anos de edições

presépio gigante vrsa

Aquele que é considerado o maior presépio do País, o Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, completa 20 anos de edições e volta a crescer, reunindo perto de seis mil peças e ocupando uma área de 240 metros quadrados.

A partir do próximo dia 1 de dezembro, os organizadores esperam que volta a bater recordes em números e quantidade de materiais utilizados, atingindo, em 2022, a marca das 5.700 peças.

Ocupará toda a área expositiva do Centro Cultural António Aleixo, com milhares de figuras, muitas feitas de raiz pelos seus autores e outras que podem atingir as várias centenas de euros e, para dar vida a esta iniciativa, foram necessários mais de 40 dias e 2.500 horas de trabalho, embora os preparativos tenham começado há vários meses.

Segundo informou a autarquia local, a lista de materiais utilizados na construção é extensa e incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços.

As quase cem peças animadas e motorizadas, os lagos e a iluminação constituem «o segredo» do evento e são, simultaneamente, alguns dos pontos mais atrativos. Tudo assenta numa complexa base de suporte onde estão instalados os vários quilómetros de cabos que permitem dar vida a esta obra de arte e garantem, por exemplo, a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

O Presépio Gigante de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa, Teresa Marques, Joaquim Soares e António Bartolomeu, funcionários do município de Vila Real de Santo António.

Pode ser visitado diariamente no Centro Cultural António Aleixo, entre 1 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023 das 10:00 às 13:00 horas e das 14:30 às 19:00 horas. A entrada tem o valor de 1 euro com desconto de 50% para menores de dez anos).