Presépios de Natal – Lagoa

lagoa presépio

A Sala de Exposições Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, recebe a Exposição de Presépios “Uma Estrela Brilhou no Céu” entre os dias 10 de dezembro e 07 de janeiro do próximo ano.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado das 09h00 às 12h30 e/ ou das 14h00 às 17h30 e a entrada é gratuita, anunciou a câmara municipal do concelho.

A exposição pretende dar a conhecer a coleção de Presépios de muitos artesãos nacionais, que os doaram ao Município de Lagoa, valorizando projetos culturais individuais e coletivos e que «contribuíram fortemente para a promoção cultural do concelho em épocas natalícias», segundo a autarquia.

«Em cada Presépio exposto, existe a imagem do Natal que não pode deixar de estar associado ao Menino que, nascendo numa gruta, pobre, desprotegido e frágil, soube liderar as vontades, conduzir os homens e deixar no mundo esta mensagem de paz e amor, que acreditemos ou não na veracidade histórica dos factos, a mensagem sobrepõe-se-nos e a iconografia do presépio transcende o sentido direto de uma religião, simbolizando aqueles valores que consideramos essenciais à construção do mundo melhor», realça a câmara municipal.

Em relação às celebrações do Natal e à temática dos presépios «Por existir uma estrela que brilha no céu, e por nos encher o olhar e o sentimento, por nos fazer verdadeiramente existir enquanto humanos, o Natal aquece-nos os afetos, faz vibrar o nosso interior e, mais que não seja, por isso já vale a pena… Olhemos, então os presépios, juntemos as famílias e tenhamos momentos de alegria e contemplação! …Feliz Natal!»